NO INICIO DO BLOG

18 de fevereiro de 2015

Conclusão



Nos artigos anteriores, nós escrevemos três parágrafos: um parágrafo de introdução (veja aqui) e dois de desenvolvimento (veja aqui). Agora, precisamos escrever o último parágrafo da dissertação, que é a conclusão.

A função básica do parágrafo conclusivo é reafirmar o que foi dito ao longo da redação, ou seja: no parágrafo de conclusão, nós reafirmamos a tese (que é a ideia principal da redação). 

Claro que a questão do parágrafo de conclusão depende do tipo de concurso que você está fazendo. No Enem, por exemplo, nós precisamos problematizar o tema ao longo da redação e fazer uma proposta de solução no parágrafo de conclusão. Em outros vestibulares isso não é necessário e, nesses casos, há várias estratégias para fazermos a conclusão. Uma delas é trabalhar com definições, conceitos e características, como por exemplo:

Portanto, assim como todos os avanços tecnológicos, a internet pode trazer benefícios ou malefícios à sociedade e isso dependerá dos propósitos de quem a usaIndependente desse fato, é inegável dizer que a internet está presente no cotidiano das pessoas e faz parte da cultura moderna.

A expressão em azul faz a retomada de tudo o que foi exposto na redação (reafirmação da tese). A parte em vermelho segue a estratégia de se trabalhar com definições, conceitos ou características, já que expressamos as características da internet (está presente no cotidiano das pessoas e faz parte da cultura moderna).

Também podemos usar a estratégia da projeção, trabalhando com perspectivas e projeções para um futuro próximo:

 Como todos os avanços tecnológicos, a internet pode trazer benefícios ou malefícios à sociedade e isso dependerá dos propósitos de quem a usaIndependente desse fato, é inegável dizer que a internet continuará presente no cotidiano das pessoas, influenciando a sociedade e moldando as características de nossa cultura.

Independente da estratégia que usarmos, devemos sempre reafirmar o que foi dito ao longo do texto sem acrescentar ou desenvolver novos argumentos. Se acrescentarmos algum argumento, o parágrafo de conclusão poderá se transformar num novo parágrafo de desenvolvimento, ou seja: a sua redação ficará sem conclusão (ela acabará "do nada", sem ter um fechamento decente). 

O Parágrafo de Conclusão do ENEM



Como eu disse antes, a redação do Enem é um pouco diferente porque ela trabalha com aproblematização do tema. Num tema como a "internet", por exemplo, a nossa redação estará mais focada nos problemas da internet, que devem ser resolvidos com uma proposta de intervenção que deve aparecer no parágrafo de conclusão (é obrigatório apresentar essa proposta de intervenção). Por conta disso, o parágrafo de conclusão da redação do Enem costuma ser maior do que o normal (pode até mesmo ficar do tamanho do parágrafo de desenvolvimento). 

Como fazer a Proposta de Intervenção?

Todo problema tem causas. Portanto, se você atuar nas causas do problema você consegue resolver o problema. Logo, pergunte-se quais são os fatores que causam ou agravam o problema e pergunte-se quais são os possíveis agentes que podem atuar nessas causas para solucionarem o problema. 

Exemplos de agentes: o governo, as empresas, a mídia e a imprensa (com todos os seus formadores de opinião, exercendo grande influência sobre a sociedade), as ONGs, as instituições, a educação, a conscientização, a tecnologia, você, o seu vizinho, a sua família, as comunidades, todos os tipos de organizações sociais, etc. 

Ou seja: pense nos fatores que agravam ou causam o problema e pense nos agentes que podem ajudar a resolver o problema. 

Agora você já sabe fazer os três tipos de parágrafos da redação (introdução, desenvolvimento e conclusão). 

Agora, vamos falar de alguns aspectos importantes da redação, como coerênciacoesãooriginalidade, entre outros. Todos esses aspectos aprimoram e desenvolvem a sua escrita e, por causa disso, é importante que você domine esses aspectos redacionais. 

Nenhum comentário: