Gabaritando sua redação da Caixa Econômica Federal: como deveria ser seu texto
Como vimos em nossas aulas, no bloco de atualidades, mais precisamente no último encontro, a questão da tecnologia foi o grande debate de sua prova do final de semana para seu ingresso na Caixa Econômica Federal. Acho que você deve se lembrar do slide em que falei das atualidades e apontei como um assunto interessante Viver em rede: as redes sociais X o isolamento das pessoas. Partindo desse assunto, você poderia explorar em sua prova como a tecnologia tem nos afastado, ao mesmo tempo em que nos aproxima; contraditório, não? Mas basta irmos a um restaurante, a um barzinho e constataremos tal afirmação, veremos muitas pessoas teclando com os smartphones e se isolando das pessoas próximas...
Então, como você poderia trabalhar sua redação na prova da Caixa? É só se lembrar do roteiro que passamos nas nossas aulas, trabalhar com os 4 parágrafos: um para a introdução, dois para o desenvolvimento e um para a conclusão. Na verdade, a prova usou um esquema também muito fácil de ser estruturado, denominado de prós e contras, nele você argumenta os benefícios e os problemas em torno de uma mesma questão, ou seja, os impactos da tecnologia.
Esquematizando, seria assim:
1º parágrafo: começaria elogiando os impactos da tecnologia no mundo, tecendo elogios a respeito (no ramo da comunicação, da saúde, dos automóveis, por exemplo). Porém, fecharia essa introdução afirmando que nem tudo é positivo em torno de tais impactos (poderia lembrar que gerou também problemas de saúde, desemprego ou ainda a invasão da privacidade ou o isolamento das pessoas por conta das redes sociais). Veja que essa introdução seria uma espécie de resumo do que seria desmembrado logo a seguir.
2º parágrafo: na ordem, seria provar o que foi dito anteriormente, mas seguindo o estilo da dissertação argumentativa, nesse momento, visto que você iria provar para o leitor a respeito do que a sociedade ganhou com tantos avanços tecnológicos, basta olhar o que foi dito na introdução e provar. (os prós)
Já no 3º parágrafo convém fazer uma coesão por oposição de ideias (porém, entretanto, no entanto, mas) ou ainda uma concessão (embora, apesar de) e nesse instante criticar os impactos negativos da tecnologia, seguindo a mesma lógica anterior, olhe o que está de crítica na introdução e prove aqui nesse 3º parágrafo. (os contras)
Finalizando sua redação, chegamos ao 4º parágrafo, mais uma vez usando conectivo para que o corretor veja como seu texto é coeso. Caberia aí conectivos do tipo: portanto, em suma, dessa forma. As ideias conclusivas podem retomar o que você afirmou na introdução (a velha retomada da tese, porém não dizendo com as mesmas palavras) ou ainda apontando medidas, soluções para um melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos da vida moderna.
Viu só como a prova foi fácil de estruturar e de abordar? A velha conhecida de vocês, dissertação, apareceu e para sua sorte, em um assunto muito bom de discutir. Agora é conferir o gabarito das outras disciplinas, porque em redação você já foi APROVADO e muitos até com a nota máxima de 20 pontos, você vai ver..
Nenhum comentário:
Postar um comentário