NO INICIO DO BLOG

20 de fevereiro de 2015

Colocação pronominal

Colocação pronominal – Emprego dos pronomes oblíquos átonos!
Colocação pronominal por meio de questões comentadas de português. O Professor Leo comentará todas as alternativas para que você compreenda melhor a material. A questão foi retirada de prova de concurso público.
Assinale a opção em que o pronome lhe não está convenientemente empregado:
a) Uma auto avaliação bem feita sempre trar-lhe-á algum benefício.
b) O autorretrato parece que lhe significou críticas severas.
c) Ao motorista que se torna um selvagem, ninguém lhe quer bem.
d) Numa análise rápida, acharam-no inteligente e alegre.
e) Ao brasileiro, não lhe agrada a falta injustificada ao trabalho.
Comentário da questão de colocação pronominal
Os pronomes oblíquos átonos são: se, te, me, lhe, nos, vos, o, a. Eles podem ficar antes do vero (próclise); no meio do verbo (mesóclise) e depois do verbo (ênclise).
a) O advérbio “sempre” é uma palavra atrativa, logo deve ocorrer a próclise, ou seja: o pronome deve vir antes do verbo. Embora o verbo esteja no futuro, a próclise prevalece sobre a mesóclise: Uma auto avaliação bem feita sempre lhe trará algum benefício.
b) A palavra “que” é sempre atrativa, fazendo com que o pronome oblíquo átono “lhe” fique antes do verbo.
O autorretrato parece que lhe significou críticas severas.
c) O “que” exerce função de pronome relativo, por isso é uma palavra atrativa. Todos os pronomes relativos são palavras atrativa, fazendo com que os pronomes oblíquos átonos fiquem antes do verbo, isto é, na posição proclítica: Ao motorista que se torna um selvagem, ninguém lhe quer bem.
d) Como os pronomes oblíquos átonos não podem iniciar frase, eles devem assumir a posição de ênclise, isto é, após o verbo. O pronome “o” recebeu a consoante “n”, pois vem após um verbo terminado em “m”:Numa análise rápida, acharam-no inteligente e alegre.
e) Todas as palavras negativas são atrativas (não, nunca, jamais), fazendo com que o pronome oblíquo átono fique na posição de próclise. Pode também gravar que todos os advérbios são palavras atrativas: Ao brasileiro, não lhe agrada a falta injustificada ao trabalho.

Nenhum comentário: