NO INICIO DO BLOG

12 de fevereiro de 2015

MEC Mantém Exigência de Notas do Enem Para Uso do Fies


Após alterar as regras para contratação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no início do mês, passando a exigir um pontuação média mínima nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) reafirmou esta semana que não abrirá mão das mudanças.
De acordo com as novas determinações, os interessados em contratar o Fies devem ter prestado qualquer edição do exame desde 2010 e obtido média de 450 pontos nas cinco provas (veja aqui como calcular sua média no Enem).
Após a mudança, estimou-se que o número de jovens beneficiados por políticas de instituições privadas de ensino superior pode ter uma redução de até 20%, além de causar quedas bruscas das ações de grande empresas do ramo. Isso motivou gestores e administradores a pressionar o MEC para voltar atrás de sua decisão, levando inclusive a possibilidade de ações judiciais.
Em resposta a esta pressão, o secretário executivo do ministério e ex-presidente do Inep (instituto responsável pela organização do Enem), Cláudio Costa, foi categórico ao enfatizar que o MEC priva pela qualidade do ensino superior e que a exigência da pontuação mínima é um dos meios para isso:
Do princípio da qualidade não se abre mão.
Costa ainda alertou que dos 6,1 milhões de participantes do Enem 2014, quase 5 milhões obtiveram o desempenho médio exigido para utilização do benefício do Fies.
Vale lembrar que, nos últimos dias, o ministro da educação Cid Gomes anunciou que pretende criar uma plataforma informatizada para a consulta e oferta de contratos para o Fies, de forma similar ao que ocorre em vagas em universidades públicas com o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Por enquanto o sistema do Fies está aberto somente para renovação de contratos em andamento. O ministério prometeu que em breve o financiamento será reaberto para inscrição de novos estudantes

Nenhum comentário: