NO INICIO DO BLOG

31 de março de 2016

Pratique o Tempo de Escrita de Sua Redação Para o Enem


Um dos maiores vilões e inimigos dos candidatos nas provas do Enem é o relógio. Por isso saber administrar o tempo durante a realização do exame nacional é fundamental, especialmente durante a redação. Além da estratégia correta, é preciso também escrever muito para colocá-la em prática sem perder a calma e a concentração. E é exatamente disso que trataremos nesta matéria.
Como você já deve conhecer, o modelo atual de prova do Enem traz 180 questões divididas em dois dias de aplicação: no primeiro os candidatos devem resolver a 90 questões (45 de Ciências Humanas + 45 de Ciências da Natureza) em 4h30min. Já no segundo dia, são mais 90 itens (45 de Linguagens e Códigos + 45 de Matemática), em5h30.
Note que, no segundo dia de aplicação, o exame traz uma prova a mais (a redação!) e uma hora a mais de aplicação. Portanto, o tempo médio para escrita do texto, de acordo com o modelo do Enem, é de 60 minutos. Lembre-se que nesse intervalo de tempo você terá que criar o rascunho, produzir e revisar seu texto e passá-lo a limpo no caderno de resposta!
Certamente não é tarefa fácil criar um boa e convincente dissertação argumentativa neste período de tempo. Entretanto, se tiver consciência desta estratégia e procurar praticá-la ao longo de sua preparação, certamente conseguirá atingir as condições necessárias para escrever um ótimo texto em apenas uma hora no Enem.
Conforme dito no início da matéria, para chegar a este nível não há segredo, é preciso treinar! De agora em diante, sempre que for escrever uma redação, seja para a disciplina do colégio/cursinho, em algum simulado do Enem ou mesmo em casa, marque o tempo que tem gasto para produzir seus textos e procure adequá-lo para não demorar mais que uma hora.
Busque também escrever textos sobre variados temas e assuntos. Assim, no dia do exame, terá mais recursos e reduzirá a chance de uma “pane” ao se defrontar com uma proposta inesperada da qual não sabe praticamente nada.

Nenhum comentário: