NO INICIO DO BLOG

16 de março de 2016

Você Sabe Como é Feita a Correção da Redação do Enem?


Em exames com a importância e dimensão do Enem, é fundamental conhecer, além do modelo e características da prova, as regras e critérios de correção, incluindo a parte dissertativa, que diz respeito a redação. De olho nisso, abordaremos neste artigo os tópicos essenciais sobre a correção da redação do exame nacional.
O primeiro detalhes, que inclusive você já deve saber, é que a redação do Enem recebe uma 1.000 pontos. Para chegar a esse montante, a banca corretora avalia cinco tópicos relacionados a sua escrita, em que cada um pode receber as notas 04080120160 ou 200, conforme seu “grau” de domínio.
Tais tópicos são conhecidos como competências da redação. Confira abaixo sua reprodução na íntegra, retirada do site do Inep, órgão responsável pela elaboração do Enem.
  • Competência Nº1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
  • Competência Nº2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
  • Competência Nº3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
  • Competência Nº4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
  • Competência Nº5: elaborar proposta de intervenção social para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Conhecidos os critérios avaliados e como ocorre a atribuição das notas, vamos agora entender quais as regras serão usadas na definição do seu desempenho final na dissertação-argumentativa do Enem.
Cada redação é corrigida por, no mínimo, dois corretores e às cegas, ou seja, nenhum dos dois sabe que nota foi dada pelo outro e nem qual foi o outro corretor, para haver a imparcialidade que o processo exige. Caso haja diferença inferior a 100 pontos entre as notas dos dois corretores ou menor do que 80 pontos em qualquer uma das competências, a nota final do texto corresponderá a média aritmética das notas dos dois corretores – soma-se as duas notas e divide-se por dois.
Entretanto, nos textos em que houver discrepância maior que 100 pontos na nota final ou superior a 80 pontos em pelo menos uma das competências, a redação será corrigida por um terceiro corretor e a nota final será a média aritmética das duas notas mais próximas, sendo a mais distante descartada. Se a discrepância permanecer mesmo após a terceira correção, a dissertação passará então por uma banca composta por três professores que farão a correção juntos e atribuirão um desempenho definitivo, ou seja, equivalente a nota final.

Nenhum comentário: