NO INICIO DO BLOG

17 de março de 2016

Quem se habilita????

Na escola ou no cursinho, onde temos a possibilidade de lermos, verificarmos e analisarmos as correções que professores e corretores fazem em nossas redações, podemos refletir acerca de nossos erros e temos uma segunda chance, na revisão e, posteriormente, na reescrita, de corrigir os nossos desvios.
Infelizmente, depois de fazermos a prova de redação do ENEM ou de qualquer outro vestibular ou concurso, não temos esta chance. O Exame Nacional do Ensino Médio, como uma exceção, libera aos candidatos o espelho da correção da redação enquanto que, as demais provas, liberam apenas as notas finais.
Pensando na fundamental importância da revisão e da reescrita, disponibilizamos abaixo uma redação do ENEM 2006 cujo tema era O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA.
Gostaríamos que, em casa, cada leitor reescrevesse esse texto a fim de refletir não sobre possíveis desvios, mas também em alternativas de escrita sem alterar os efeitos de sentido.
 Vamos lá?
Quadro Negro
          
Se para Monteiro Lobato um país se faz de homens e livros, para os governantes diferente não poderia ser. O papel da leitura na formação de um indivíduo é de notória importância. Basta-nos observar a relevância da escrita até mesmo na marcação histórica do homem, que destaca, por tal motivo, a pré-história.
         
Em uma esfera mais prática, pode-se perceber que nenhum grande pensador fez-se uma exceção e não deixou seu legado através da escrita, dos seus livros, das anotações. Exemplos não são escassos: de Aristóteles a Nietzsche, de Newton a Ohm, sejam pergaminhos fossilizados ou produções da imprensa de Gutenberg, muito se deve  a esses escritos. Dessa forma, iniciar o  processo de transformação adquirindo tamanha produção intelectual que  é disponibilizada.
          
A aquisição de idéias pelo ser humano apresenta um grande efeito colateral: a reflexão. A leitura é capaz de  oferecer o poder de questionar, sendo a mesma frequente em nossas vidas. Outrossim, é impossível que a  visão do mundo ao redor não se modifique com essa capacidade adquirida.
          
Embora a questão e a dúvida sejam de extrema importância a um ser pensante, precisam ter um curto prazo de validade. A necessidade de resposta é intrínseca e gera novas idéias, fechando, assim, um círculo vicioso, o qual  integra e nunca termina de transformar e ser transformados.
           
A leitura é a base para o desenvolvimento e a integração na sociedade e na vida, porquanto viver não é apenas respirar. Se Descartes estiver certo, é preciso pensar. Pensando, poder mudar o quadro negro do país e construir o Brasil de Monteiro Lobato: quadro negro apenas na sala de aula, repleto de idéias, pensamentos, autores, repleto de transformação e de vida.

Nenhum comentário: