NO INICIO DO BLOG

10 de março de 2016

Redação no Fundamental é fundamental


Há algumas semanas,  questionei se os professores trabalhavam temas de redação no 9º ano do Ensino Fundamental e resolvi abordar, junto a eles, a questão das propostas de redação em vestibulares, já que acredito que os alunos dessa série já podem começar a conhecer como a produção textual se dá em exames oficiais.
Em dado momento , comentei a frequente atualidade dos temas das propostas de redação do ENEM e perguntei se alguém sabia qual foi o tema da prova de produção textual da edição do ano de 2015 do exame e, resultado, ninguém sabia. Então, comentei que havia sido a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira e afirmei que, desde já, eles poderiam ficar de olho nos temas das propostas de redação de exames vestibulares.
Por um lado, houve a desculpa de que faltava muito tempo para isso,  tem certa razão, já que faltam alguns anos para  começar a prestar o ENEM o os demais vestibulares. Porém, por outro lado, acredito que os adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental devem se manter atualizados não só em relação aos temas de redações, mas a tudo o que acontece ao seu redor nas esferas política, econômica, social, cultural, jornalística etc.
Obviamente não é necessário ser um especialista em política, por exemplo, mas saber dos assuntos que estão em alta no momento é de extrema importância para a formação não apenas escolar, mas também para a formação cidadã. Sempre digo que devemos almejar sermos pessoas com as quais é bom conversar, aquelas pessoas que sabem um pouco de tudo e opinam, de maneira embasada, sobre tudo.
Infelizmente, assuntos tristes nos cercam e com uma certa constância, como a violência contra a mulher, a homofobia, o machismo, o racismo, as discriminações, os preconceitos, a corrupção e devemos estar atentos a eles inclusive para combatê-los.
Somente com acesso e interesse às informações formaremos jovens cidadãos ativos, críticos e protagonistas de suas vidas e de sua nação, além de candidatos acima da média na redação do ENEM.

Nenhum comentário: