NO INICIO DO BLOG

10 de agosto de 2017

COMANDO DO TEMA DE REDAÇÃO DO ENEM


Uma prova de redação ou de produção textual, desde aquela aplicada pelo professor de Língua Portuguesa na escola até a do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou de qualquer vestibular e concurso público, não é só uma prova que avalia a escrita do aluno ou do candidato; toda prova de redação avalia duas habilidades: leitura e escrita.
Uma proposta de produção de texto bem feita possui enunciado, coletânea de textos (motivadores ou textos fontes, dependendo do perfil da prova) e instruções, tudo muito bem “amarrado” em torno de um construto que, por sua vez, varia de prova para prova, já que cada uma tem um perfil diferente, um estilo distinto e busca selecionar um tipo específico de futuro aluno ou de futuro profissional, no caso dos concursos públicos.
Deste modo, para sair bem em uma prova de redação o aluno ou candidato deve ler, de maneira proficiente, toda a proposta de produção de texto, desde o tema, passando pelos textos de apoio e chegando ao enunciado e às instruções. Este é o primeiro passo, e não menos importante do que a produção textual em si, para se escrever o que a proposta pede, já que ela nada mais é do que uma tarefa a ser cumprida.
Nesse sentido, o aluno ou candidato deve preocupar-se em compreender, da maneira correta, o tema e o recorte temático proposto pela prova de redação quando esta exige a escrita de um texto dissertativo ou dissertativo-argumentativo a respeito de um tema e baseado em uma coletânea de textos motivadores, como é o caso da prova de redação do ENEM.
Neste caso específico, os participantes do exame federal ficam muito ansiosos por saber se estudaram ou não, ao longo do ano, o tema da redação e no dia da prova, quando o descobrem, batem o olho e só, isto é, não pensam muito sobre como ele foi formulado, o que é errado. O aluno ou candidato deve investir um tempo na leitura atenta do comando do tema e da coletânea de textos para analisar e compreender o recorte temático proposto pela proposta de redação como um todo.
Podemos citar, como exemplo, os temas das duas últimas edições do ENEM, as duas versões aplicadas no ano de 2016. O tema da proposta de redação da primeira edição do ENEM 2016 foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil“; já a segunda edição teve como tema “Caminhos para combater o racismo no Brasil“. A escolha por abordar a intolerância religiosa e o racismo no nosso país foi excelente por serem temas, infelizmente, ainda atuais e presentes em nossa sociedade e que devem sim ser combatidos, porém, os comandos dos temas poderiam estar melhor elaborados, pois a palavra “caminhos”, em ambos, pode fazer com que o participante apenas escreva possíveis caminhos e propostas de intervenções sociais (soluções) para combater a intolerância religiosa e o racismo no Brasil (até porque a quinta competência exige isso) e deixe de dissertar e argumentar a respeito desses temas.
Como a prova de redação do ENEM exige a escrita de uma texto dissertativo-argumentativo, o candidato que apenas listou, apontou ou dissertou sobre possíveis caminhos ou soluções para combater a intolerância religiosa e o racismo no nosso país teve um grande prejuízo em sua nota final porque não argumentou sobre as causas e consequências, origens, contexto histórico, social e cultural etc.
Já o tema da redação do ENEM 2015 – “A Persistência da Violência Contra a Mulher na Sociedade Brasileira” – tinha como palavra-chave “persistência”. O participante que negou que a violência contra a mulher persiste no Brasil, por exemplo, teve prejuízo em sua nota, pois foi contra o comando do tema.
Estes exemplos mostram como devemos prestar muita atenção ao comando do tema de qualquer prova de redação: se este apresenta um questionamento, seu texto deve respondê-lo; se o tema o coloca para escolher entre duas posições, escolha uma; se o comando de tema especifica algo por meio de uma palavra-chave, siga tal especificação e assim por diante.

Nenhum comentário: