Nesta segunda-feira (16), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abriu o prazo de inscrições no Encceja 2018 – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que desde o ano passado é usado para certificação do ensino fundamental e médio, neste último caso inclusive substituindo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O prazo segue aberto até às 23h59min da data de 27 de abril, seguindo sempre o horário de Brasília. A seguir esclarecemos as principais informações e regras de participação no Encceja, cujas provas serão aplicadas em 5 de agosto, bem como mostramos como fazer cadastro gratuito pela internet. Quem Pode Participar do Encceja 2018Pode participar qualquer jovem ou adulto que não tenha concluído os estudos na idade apropriada. No caso daqueles que buscam a certificação para o ensnio fundamental, a única exigência é ter 15 anos completos na data de realização das provas. Já no caso do ensino médio, a idade mínima é de 18 anos, também completos até o dia da aplicação.Como Realizar a Inscrição?Conforme esclarecido anteriormente, o processo de inscrição é 100% online. Os candidatos devem fazer o procedimento pela página do participante, no endereço eletrônico enccejanacional.inep.gov.br/encceja.Após breve cadastro inserindo CPF e a data de nascimento, o participantes deverão completar uma série de telas diferentes, conforme descrito na sequência abaixo:
Modelo de ProvasDe forma semelhante ao que ocorre no Enem, o Encceja é composto de 120 questões de quatro áreas, mais a redação.Justificativa de Ausência no Encceja 2017A principal novidade nesta edição é a necessidade de justificativa de ausência dos candidatos que desejam participar da prova deste ano, se inscreveram no Encceja 2017 e não compareceram as provas. Caso isso não ocorra, estes estudantes terão que reembolsar o Inep, como esclarece nota publicada pela assessoria de comunicação social do próprio instituto:Para evitar mais prejuízos aos cofres públicos, a partir de agora, o participante que não comparecer à aplicação das provas das áreas de conhecimento para as quais se inscreveu e não justificar sua ausência deverá ressarcir ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o custo despendido, acrescido da correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), se tiver interesse em fazer o exame novamente.Da mesma forma, aquele que se inscrever no Encceja 2018 e faltar na prova, deverá justificar caso queira prestar o exame novamente no ano que vem. |
NO INICIO DO BLOG
17 de abril de 2018
ENCCEJA 2018 - ENEM - INSCRIÇÕES ABERTAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário