NO INICIO DO BLOG

1 de abril de 2018

ENEM E A ISENÇÃO


Na próxima segunda-feira, 2 de abril, o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – começa a receber os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018), cujo valor será novamente de R$ 82,00, assim como no ano passado.
Os candidatos terão prazo até dia 11 do mesmo mês de abril para fazer a solicitação pela internet, por meio da página de isenção do Ministério da Educação (MEC), após cadastro na sessão Isenção 2018.
A senha gerada nesse processo será a mesma para a inscrição no Enem e para consultar o Cartão de Confirmação da Inscrição. Vale mencionar que esta foi uma das principais novidades anunciadas no Edital desta edição, primeira na qual o participantes farão o requerimento do gratuidade antes mesmo do prazo de inscrições.
As regras para solicitação continuam basicamente as mesmas do Enem 2017 , sendo que pode pedir o benefício o inscrito que se encaixar numa das seguintes situações:
  • está regularmente inscrito no terceiro ano do ensino médio em escola da rede pública de ensino (isenção automática);
  • prestou o Encceja 2017 e obteve a pontuação exigida para certificação do ensino médio;
  • cursou todo o ensino médio em escola pública e possui renda familiar máxima de 1,5 salário mínimo por pessoa (Lei nº 12.799/2013);
  • inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), através do Decreto nº 6.135/2007.
O resultado informando se o candidato teve seu pedido de isenção aprovado ou não sairá em 23 de abril, no próprio sistema online. Aquele cuja solicitação foi negada terá prazo para entrar com recurso desta mesma data até 29 de abril.
Todos os participantes, incluindo aqueles que conquistaram o benefício da isenção, deverão efetivar sua inscrição no Enem 2018 na página do participante, no prazo entre 10h de 7 de maio e 23h59min do dia 18 seguinte.

Ausentes no Enem 2017 Têm que Justificar Falta

Estudantes que se inscreveram no Enem 2017 como isentos e faltaram às provas deverão justificar a ausência para continuar com direito ao benefício neste ano. O procedimento também será feito no portal do Inep, por meio de documentos digitalizados como atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência que comprove e justifique a ausência.
Quem tiver a justificativa reprovada após recurso e quiser se prestar o exame nacional deverá pagar o valor da taxa de inscrição, entre 7 e 23 de maio.

Nenhum comentário: