NO INICIO DO BLOG

26 de abril de 2018

TEMA DE REDAÇÃO

TEXTOS DE APOIO
TEXTO I: Definição de arte segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
Produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para expressão da subjetividade humana, os nossos sentimentos e opiniões, assim como para retratar as nossas experiências, transmitir informações e semear beleza, divertimento e reflexão.
TEXTO II: A arte para Ferreira Gullar
Indagado sobre sua atividade como crítico de arte, o poeta Ferreira Gullar disse que, antes de pensar em ser poeta, queria ser pintor. “Depois a poesia tomou conta, essas coisas a gente não governa. Mas continuo pintando e pensando sobre artes plásticas até hoje. Sobre poesia eu não penso, eu simplesmente faço: a minha poesia nasce do espanto. Qualquer coisa pode espantar um poeta, até um galo cantando no quintal. Arte é uma coisa imprevisível, é descoberta, é uma invenção da vida. E quem diz que fazer poesia é um sofrimento está mentindo: é bom, mesmo quando se escreve sobre uma coisa sofrida. A poesia transfigura as coisas, mesmo quando você está no abismo. A arte existe porque a vida não basta”

De acordo com o escritor russo Viktor Chklovski, o estranhamento seria o efeito criado pela obra de arte para nos distanciar (ou estranhar) em relação ao modo comum como apreendemos o mundo e a própria arte, o que nos permitiria entrar numa dimensão nova, só visível pelo olhar estético ou artístico.
.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Como a arte pode transformar a vida das pessoas?”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. O texto não precisa ter título.

Nenhum comentário: