NO INICIO DO BLOG

11 de abril de 2018

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS

A priori, muitos candidatos têm medo da FCC e de sua alta exigência seja na prova como na redação. Contudo, aqueles que estão estudando com os Professores  certamente desenvolveram habilidades e competências de modo que esse desafio seja encarado de forma mais tranquila.
A redação da FCC requer estratégias específicas, tais como:
  1. Compreender o comando da redação
Por incrível que possa parecer, uma boa redação da FCC começa com a compreensão do comando da redação. Na maioria das vezes, o comando ou texto motivador traz uma reflexão filosófica, sociológica e histórica de algum pensador da área das Ciências Humanas. A partir do fragmento, o aluno precisa compreender e interpretar quais são os aspectos que a FCC quer que o candidato explore.
  1. Destacar as palavras-chave
Uma técnica que pode ajudar é destacar as palavras-chave do comando da redação. A partir delas fica mais fácil selecionar quais argumentos serão desenvolvidos.
  1. Aspectos essenciais
Recomendo que seu texto tenha 4 parágrafos: uma introdução, na qual será apresentada a tese; 2 parágrafos argumentativos (Arg.1 e 2); e uma conclusão, na qual será retomada a tese e será apontada possibilidades/caminhos de como solucionar a problemática levantada no comando da redação;
Não usar título;
Dar espaço nos parágrafos e evitar rasuras;
No processo argumentativo, usar de maneira contextualizada e correta, conceitos e reflexões de pensadores de renome sobre o assunto – isso sofistica a fundamentação teórica.
Feitas essas considerações, ficam aqui as minhas apostas de temas -são só especulações, até mesmo porque não sou a “Mãe Diná” rsrs-:
  • Dilemas da Urbanização -adensamento urbano, gentrificação, segregação socioespacial-
  • Mudanças no Mundo do Trabalho -economia informal, empreendedorismo, flexibilidade nas relações trabalhistas, reformas trabalhistas, reforma previdenciária-
  • Ética nas relações humanas -podendo dar ênfase numa reflexão sobre corrupção-
  • Desafios ambientais -aquecimento global, desastre de Mariana, saída dos E.U.A do Acordo de Paris-
  • A espetacularização da vida no “mundo virtual” -tecnologias, informação e desinformação, participação-
  • Os limites entre a liberdade de expressão e o discurso de ódio
  • Banalidade da violência -a FCC pode explorar tipos de violência urbana: contra a mulher, contra o idoso, contra a criança e o adolescente, tráfico de drogas, etc.-
  • Relações democráticas (justiça, construção intersubjetiva de verdades)
  • Crise Migratória no século XXI -atentar-se para a maior crise humanitária: caso da Síria-
  • Inclusão X Exclusão -pessoa com deficiência, desigualdades sociais-
  • Discriminação racial e Preconceito Social

Nenhum comentário: