NO INICIO DO BLOG

21 de maio de 2014

Dúvidas sobre o ENEM

Vestibulando, tire dúvidas sobre o Enem e aproveite o exame para entrar na universidade

Confira dicas para as provas, que já tiveram mais de 2 milhões de inscritos

15/05/2014 | 11h48
Vestibulando, tire dúvidas sobre o Enem e aproveite o exame para entrar na universidade Reprodução/
Foto: Reprodução
Não é chute afirmar: grande parte dos estudantes que vai se inscrever e comparecer aos dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 terá em vista outro programinha com sigla de quatro letras: oSisu, Sistema de Seleção Unificada, que dá a participantes do Enem acesso direto a vagas no Ensino Superior.
As inscrições do Enem estão abertas (veja ao lado), e o Ministério da Educação prevê um aumento de 13,8% na adesão de candidatos – quase 2 milhões de pessoas se inscreveram nos três primeiros dias. Um dado ajuda a entender o aumento no Estado: a UFRGS vai reservar ao Sisu 30% das vagas para ingresso em 2015. Será possível concorrer pelas duas formas – Sisu e vestibular – no mesmo ano.
O blogueiro do ClicRBS e professor do Mathematica Et Cetera, Gustavo Reis, ressalta que a universidade ainda não divulgou se adotará média ponderada, como no vestibular, ou aritmética, como faz a UFCSPA. Segundo ele, por enquanto, os vestibulandos da UFRGS devem estudar da mesma forma para vestibular e Enem.
– Se assumir que a UFRGS terá a mesma ausência de pesos no Sisu que ocorre na UFCSPA, invista em português, redação e matemática, que correspondem a 60% da nota – aconselha.
Por ora, no entanto, a única certeza é que entrar na UFRGS via vestibular ficará mais complicado.
– Vai ficar 30% mais difícil, se é possível colocar nesses termos – diz Gustavo.
INSCRIÇÕES
Até as 23h59min de 23 de maio, pelo site enem.inep.gov.br
28 de maio é o último dia para pagar a taxa
PROVAS
8/11 (das 13h às 17h30min): provas de ciências humanas e ciências da natureza
9/11 (das 13h às 18h30min): linguagens, matemática e redação
TAXAS
A inscrição custa R$ 35, mas há isenções (veja abaixo)
DICA DO PROFESSOR: como preparo para o Enem, Gustavo Reis aconselha fazer maratona de questões cronometrando cada resolução. Com tempo exíguo, o exame exige atenção e eficiência de leitura que não encontram paralelo nos vestibulares.
Como é o exame?
O Enem é realizado em dois dias e composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. No dia 8 de novembro, serão aplicadas as provas de ciências humanas e de ciências da natureza. Os participantes têm 4h30min para responder às questões. A prova do dia 9 dura 5h30min. Além das provas de linguagens e de matemática, será preciso entregar uma redação, em que se deve defender uma solução para um problema proposto.
– Em termos de conteúdo, quem estiver preparado para a UFRGS estará para o Enem – afirma Gustavo Reis, salientando que a prova do Enem é mais superficial, porém, exige mais agilidade devido ao tempo escasso.
Há mudanças significativas previstas para o Enem 2014?
No processo de avaliação, não. No entanto, o MEC divulgou novidades, como detectores de metal, que poderão ser utilizados a qualquer momento para garantir que nenhum candidato porte equipamentos eletrônicos, e a possibilidade de transexuais e travestis concorrerem utilizando seu nome social.
Por que um vestibulando deve fazer o Enem?
O Enem permite ao candidato a participação em diferentes programas de acesso ao ensino, como:
-Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de Ensino Superior.
-Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que permite acesso gratuito a cursos técnicos.
-Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas parciais e integrais em instituições superiores privadas.
-Ciência sem Fronteiras, que dá bolsas de intercâmbio.
-Benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Dá para entrar nas federais?
Sim. No próximo vestibular, a UFRGS destinará 30% das vagas para ingresso via Sisu. UFSM (Campus Cachoeira do Sul), UFCSPA, Unipampa, UFPel e Furg também adotam o sistema de ingresso.
Na UFRGS, é possível tentar vestibular e Sisu no mesmo ano?
Sim, os estudantes poderão concorrer duas vezes. Pelo Sisu, serão aprovados os estudantes que tirarem, no mínimo, 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação do Enem. No entanto, a universidade ainda não divulgou como, nem se, as notas serão ponderadas de acordo com as áreas preponderantes em cada curso, como ocorre no vestibular.
Quem está isento da taxa de inscrição?
Alunos concluintes do Ensino Médio em instituições públicas de ensino (federais, estaduais e municipais) estão automaticamente isentos. Além disso, participantes que declararem renda familiar inferior a R$ 1.086 no ato da inscrição podem ter isenção aprovada pelo Inep.
Necessidades especiais
Participantes que necessitem de atendimento especializado devem indicar, na ficha de inscrição, a condição especial (por exemplo, cegueira, surdez ou deficiência física) e o tipo de atendimento que necessita (por exemplo, prova em braile, intérprete em libras ou sala de fácil acesso).
Estudantes em situação de classe hospitalar podem requisitar a realização da prova no hospital em que se encontram internados, contanto que a instituição encaminhe uma declaração ao Inep confirmando a internação e garantindo a disponibilidade de instalações adequadas para a realização da prova.

Nenhum comentário: