NO INICIO DO BLOG

14 de maio de 2014

Informações aos alunos que vão prestar vestibular na UFSM

Outro jeito para escrever13/05/2014 | 21h00

UFSM passa a ter dois gêneros textuais para a redação e aumenta tempo de prova

Artigo de opinião ou carta abeta, entenda as diferenças dos novos gêneros que serão cobrados

UFSM passa a ter dois gêneros textuais para a redação e aumenta tempo de prova  Lauro Alves/Agencia RBS
Foto: Lauro Alves / Agencia RBS
Há tempos que disciplinas como matemática e física não são mais os únicos bichos-papões dos vestibulares. Com o passar dos anos, a redação se juntou à modalidade e vem deixando muitos concorrentes de cabelos arrepiados. Por isso, prepare-se: a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) confirmou alterações na prova já para o próximo processo seletivo que, à princípio, ocorrerá em dezembro deste ano.
Na próxima edição do vestibular da UFSM, o candidato do Processo Seletivo Único e do Processo Seletivo Seriado (PS3) terá de produzir um artigo de opinião ou uma carta aberta (de interesse coletivo). Com isso, as provas de redação passam a ser produzidas a partir de um desses gêneros textuais, que são baseados na antiga dissertação, que era cobrada até então.
As alterações, discutidas desde o ano passado, foram elaboradas pelo departamento de Letras Vernáculos da UFSM, que presta apoio para a Comissão Permanente do Vestibular (Coperves). 
- Um dos objetivos é aproximar mais a prova de redação da perspectiva de texto e linguagem que as escolas já vêm trabalhando. Tudo está em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que recomendam trabalho na perspectiva de gênero, com um trabalho mais de contextualização, em que não consideramos somente o tema, mas também a situação comunicativa em que o tema é abordado - explica Cristiane Fuzer, professora do departamento de Letras Vernáculas da UFSM e integrante da Coperves.
Com isso, o tema terá de ser desenvolvido dentro de uma situação comunicativa.
- Agora, haverá, junto do tema, uma situação comunicativa. O artigo e a carta aberta são gêneros parecidos, mas há peculiaridades que devem ser observadas nos critérios de avaliação. O objetivo é não engessar a produção, e que os candidatos tenham mais conhecimentos e saibam usar as diferentes formas de linguagem. É um desafio - explica a professora Cristiane.




Mais tempo e linhas para as escritas
Outras duas modificações também estão previstas. O candidato terá três horas, e não mais duas, para escrever o texto. Além disso, o vestibulando terá mais espaço para seus argumentos. A redação deverá ter, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 (até então, o máximo era de 25 linhas). Isso porque a prova passará a conter mais informações de apoio à produção textual solicitada. Além disso, nas próximas edições do vestibular da UFSM, outros gêneros também poderão ser incluídos na lista de possibilidades para a prova de redação.
No próximo mês, a Coperves irá promover um curso online e uma oficina presencial para professores de escolas já cadastradas na comissão.

Nenhum comentário: