NO INICIO DO BLOG

26 de dezembro de 2014

Profissão - música


Música é um campo das artes que estuda a técnica de criar melodias. O profissional formado em Música pode atuar nas áreas de composição, arranjo, canto, regência, instrumento, pesquisa, ensino, etc.
Matheus Pezzotta, graduando em Música na Universidade Estadual Paulista (UNESP), é nosso entrevistado de hoje da série Guia de Profissões 2014.

1- Por que escolheu o curso de Música?
Escolhi o curso de Música – Bacharelado em Violão pela minha predileção ao assunto. Visto que eu já havia cursado Violão no Conservatório de Tatuí, que é equivalente a um curso técnico, eu estava bem habituado com o assunto e com o que o curso acadêmico acrescentaria.

2– Na prática, sua visão sobre o curso mudou? Conte-nos um pouco sobre sua rotina.
Acredito que a nossa visão sobre o curso sempre vai se modificando na medida em que estamos ativos, porém as ideias elementares do curso ainda permanecem.
Na maioria dos casos, o curso de Música te dá pouca flexibilidade no que diz respeito aos horários, por conta de ser uma faculdade integral. A disposição das matérias no primeiro ano são disciplinas elementares, no segundo são aquelas que dão continuidade ou aprofundam os assuntos já tratados, no terceiro ano grande parte delas são optativas, deixando para o aluno a escolha de qual é mais relevante para sua carreira e no 4º ano optativas e grande foco no Recital (é como se fosse uma defesa de sua performance musical e o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso – escrito.

3 – Quais os principais benefícios e dificuldades de fazer esse curso?
Benefícios:
  • Grande interdisciplinaridade;
  • Amplo mercado de trabalho;
Dificuldades:
  • Boa parte do mercado é trabalho autônomo;

4- Quais as principais características que você acredita serem necessárias para quem escolher esse curso?
Estar habituado com o meio, pois é necessário que o aluno que ingresse no curso de Música, seja licenciatura, composição, regência ou Bacharelado, possua um conhecimento prévio sobre o assunto, pois grande parte das faculdades subentende isto, tanto que existe a prova de conhecimentos específicos no próprio vestibular, na maioria dos casos.

5- Gostaríamos que você desse dicas, conselhos ou qualquer outro tipo de informação que ajude nossos leitores a decidir seguir (ou não) a sua profissão.
Como o curso de música demanda um conhecimento prévio sobre a matéria específica, aconselho o estudante a procurar alguma escola de música, conservatórios, cursos técnicos. Ter plena consciência sobre as diferenças entre os cursos Bacharelado, Licenciatura, Composição e Regênci

Nenhum comentário: