NO INICIO DO BLOG

11 de dezembro de 2014

UFSM - bom vestibular , garotada!!!!!




1. SONO_ Na sexta-feira, a prova começa às 14h. Portanto, planeje uma boa noite de sono na quinta-feira. Dormir entre seis e oito horas é fundamental para acordar bem disposto. Organize-se para não acordar muito cedo a ponto de sentir sono durante a prova, nem muito tarde, porque você corre o risco de estar naquela fase meio acordado meio dormindo. E não deixe o nervosismo apertar. Relaxe, deite a cabeça no travesseiro e bom sonhos! 


2. ALIMENTAÇÃO_ Um bom café da manhã é a indispensável para começar bem o dia. Considerando que a sua tarde será longa, já que você tem até as 18h20min para realizar a prova, é bom reforçar o café da manhã e optar por um almoço mais leve. De manhã, coma frutas, cereais e  tome sucos. Um sanduíche ou torrada com café também vão bem, mas é bom não exagerar na bebida. No almoço, saladas e verduras devem ser priorizadas, mas escolha uma carboidrato e uma proteína para balancear a refeição. Peixes e ovos são indicados já que são alimentos que ajudam na formação de novos neurônios, mas nada de exageros, ok? Não falhe nenhuma refeição. Isso reduz o metabolismo e faz você perder a concentração.

3. ROUPAS_ Caso você seja de fora de Santa Maria, saiba que o calor está castigando. Por isso, a escolha da roupa pode interferir na hora da prova. Você precisa estar confortável para passar mais de quatro horas sentado colocando a cabeça para funcionar. Uma dica para as meninas são vestidos leves e sandálias abertas. Nada muito justo, pois, aumenta a sensação de calor. Se tiver cabelos longos, leve algo para prendê-los. Já os meninos devem escolher uma bermuda e uma camiseta regata ou de manga curta. Evite as calças e esqueça o boné! A não ser que você vá a pé até o local do prova, mas saiba que vai ter que tirá-lo no momento da prova.

4. PREVISÃO DO TEMPO_ Sexta à tarde os termômetros devem passar dos 30ºC, e a previsão, conforme a Central Meteorológica do Grupo RBS, é de pancadas de chuva. Se você for pé até o seu local de prova e quiser evitar surpresas, é bom carregar o guarda-chuva. No sábado, o calor aperta ainda mais e segue a previsão de pancadas à tarde. Já domingo, quando a prova acontece de manhã, promete estar mais fresquinho. Máxima de 28ºC.

 

5. TRÂNSITO_ Planejamento resolve muita coisa nesta vida, e a sua participação no vestibular pode depender dele. Evite correria! Saía com pelo menos 1h30min de antecedência. Atente bem para o endereço correto do seu local de prova. Veja e reveja o melhor trajeto. Se a sua prova for campus, os caminhos são a BR-287 (Faixa Nova de Camobi) e a ERS-509 (Faixa Velha). Ainda há a Estrada de Pains como acesso alternativo. E é bom redobrar a atenção, porque apenas no domingo, a BR-287 terá sentido único. 

6. HORÁRIO_ Nas provas do vestibular não basta você ser pontual, você tem que estar adiantado! Está no manual do candidato: o candidato deve apresentar-se no local de realização de prova 30 minutos antes do seu início. Lembrando que sexta e sábado a prova começa às 14h, e no domingo, às 8h. Ajuste seu despertador (quantas vezes preciso) e dê uma margem de mais 15 minutos. Imprevistos acontecem!

7. DOCUMENTOS _ Não sabe onde enfiou a carteira de identidade? Comece a procurar! Os documentos válidos para o vestibular são RG, carteira de motorista e carteira de trabalho. Se você não costuma carregar seus documentos, ligue-se e já deixe pelo menos um documento de identificação original com foto separado.
8. O QUE LEVAR _ De nada vai valer a sua entrada na prova se você não tiver uma caneta para escrever, certo? Uma, não! Duas ou três! Murphy está aí para te provar os carmas da vida, então leve reserva. Vai que a caneta resolve falhar? As canetas válidas são as esferográfica de tinta preta. Na dúvida, vá de BIC! Para se manter, hidratado carregue uma garrafinha de água gelada. Se bater a fome, prefira alimentos leves como frutas e barras de cereais. Chocolate pode até fazer bem para memória, mas e bagunça? Com o calor, é provável que ele derreta e você não vai querer sujar seu cartão resposta, né?
9. NÃO DISPERSE_ O momento da prova NÃO é para você socializar nem fazer novas amizades! É proibido, sob pena de eliminação, consultar ou se comunicar com outro candidato durante a prova. Você também terá de deixar os óculos escuros de lado, bem como chapéus e bonés. E claro que calculadora, rascunhos e livros devem ficar em casa. O mesmo vale para lápis, lapiseiras e borrachas. Já o seu celular será desligado e lacrado e um saco plástico que ficará em outra mesa. WhatsApp só depois da prova, ok?!
10. OLHO NO RELÓGIO_ Não será permitido o uso de relógio. E agora? Você não precisa se preocupar porque em todas as salas haverá um marcador de tempo que fará o acompanhamento da prova, assinalando quanto tempo você ainda tem. As marcações serão a cada hora, mas quando faltar 1h30min e 30min também será avisado. Portanto, fique tranquilo!
11. EXERCITE A MEMÓRIA _ Em muitas questões vai estar escrito, mas não custa reforçar: leia e releia com atenção. Especialistas em memorização afirmam que  a primeira leitura é superficial, apenas ajuda a preparar a memória, já a releitura dá início à fixação do conteúdo. Outra dica:  evite marcar o texto na primeira leitura. Utilize esse tempo para explicar para si mesmo cada trecho do texto, sobre o que o texto fala e só após entender o conteúdo, faça suas anotações e rabiscos.


12. MANTENHA A CALMA _ Durante os dias de prova, faça de tudo para não se envolver em discussões ou quaisquer situações que possam te abalar. O emocional já está alterado e pouca coisa pode desestruturá-lo. Respire fundo e deixe a conversa para depois. O seu foco deve ser a prova! Da mesma forma, avalie se vale a pena conferir o gabarito a cada dia e procure motivação sempre. Evite grandes esforços físicos nestes dias, e revise os conteúdos com leituras leves. Não tem porquê madrugar estudando a esta altura do campeonato.

Nenhum comentário: