NO INICIO DO BLOG

21 de abril de 2015

Citações

Argumentação por citações


A citação nada mais é do que eu usar as palavras de outra pessoa. É uma estratégia interessante. Imagine levar o apoio de Jesus Cristo, Sócrates, presidentes da república, pensadores e filósofos para o seu texto? A citação faz mais ou menos isso.


Existem dois tipos de citações que você deve saber: a direta e a indireta.



A citação direta aparece exatamente do modo em que ela foi dita pela pessoa. Portanto, devemos usar as aspas, além de indicar o seu autor. Por exemplo:



As consequências dos conflitos gerados pelos atritos diplomáticos estão se tornando cada vez mais imprevisíveis, ainda mais com a alta tecnologia nuclear desenvolvida. Como por exemplo, pode-se citar a instabilidade diplomática da Coreia do Norte perante a Organização das Nações Unidas. Desse modo, fica mais evidente que Einstein estava correto ao dizer:"Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus". 



Caso você não se lembre exatamente de como a citação foi dita, você pode usar suas próprias palavras. Porém, você deve atribuir a autoria da referida citação.



Voltando ao exemplo:



Desse modo, fica mais evidente que Einstein estava correto ao dizer que não sabia como seria a terceira guerra mundial, mas sabia que a quarta se resumiria a pedras e a paus. 


A citação é uma ferramenta incrivelmente ótima se for bem usada. Você pode trazer grandes nomes ao seu texto. Eu acabei de trazer Einstein a minha argumentação e sua simples e profunda citação tornou-a mais convincente. Afinal, é como eu dizer: "Vejam, gente! O que eu estou falando e defendendo é o que um dos maiores cientistas do mundo disse!" 


É por isso que esse argumento é também chamado de "citação de autoridade". Usamos um nome forte e com credibilidade para nos ajudar a defender o nosso ponto de vista.


A citação pode ser empregada praticamente em qualquer parágrafo. Você pode começar a sua redação com uma citação ou concluí-la com uma. Porém, tome cuidado: não abuse delas, senão o seu texto se tornará um depósito de palavras escritas por outras pessoas e isso não é nenhum pouco bacana. Use, no máximo, duas citações em sua redação. 

Nenhum comentário: