NO INICIO DO BLOG

15 de abril de 2015

Esse texto é para meus alunos, quando precisam escrever parece que foram condenados à morte!


                  A produção de textos, nos seus mais variados gêneros, é uma atividade com a qual nos deparamos cotidianamente, quer em situações formais ou informais. Com a popularização dos mecanismos de comunicação disseminados com a internet, o texto escrito tem-se potencializado como um poderoso instrumento de interação social. Entretanto, ainda são muitas as pessoas que possuem alguma espécie de bloqueio para o manejo da linguagem escrita. Exemplo disso é o fato de que as provas de redação, tanto em vestibulares como em concursos, têm sido um dos fantasmas que assombram a cabeça dos candidatos.

Sabemos que redigir é um processo trabalhoso, mesmo para os escritores mais experientes. Contudo, acreditamos que está ao alcance de qualquer pessoa disposta a ler o mundo com olhos atentos, apontar o lápis, usar o teclado, gastar sua borracha, deletar palavras, preencher linhas e linhas que serão riscadas, rabiscadas e reescritas até que o texto diga exatamente o que seu autor quer dizer. Para tanto, é fundamental desenvolver a consciência textual.
Esse tema será abordado ao longo de nossas colunas no Caderno Vestibular. Apresentarei aqui algumas reflexões sobre as diversas etapas da produção textual, bem como apontarei algumas dicas para driblar as dificuldades na hora de encarar a folha em branco e desenvolver boas ideias por escrito. Vamos às primeiras:
           1. Conheça seu estilo de escrever e suas principais dificuldades e virtudes. Tenha um caderno só para suas redações e não jogue fora os rascunhos, pois eles são importantes para que você tenha consciência do seu processo de produção textual e da sua maneira singular de escrita.
          2. De onde vêm as ideias?  Procure conhecer os mais diversos assuntos para observar as relações entre as várias áreas do conhecimento, livros e mídias. Para tanto, um exercício prévio à escrita é cultivar o hábito de ficar atento e curioso aos fatos do cotidiano. Essa atitude permanente de ler o mundo e tentar decifrá-lo é ideal não somente para o desenvolvimento de textos, mas para a vida. Compare e relacione suas leituras, filmes e conversas ao seu universo pessoal.
           3. Resgate a curiosidade.  Formule perguntas sobre os fatos do cotidiano e busque respostas nas diversas fontes ideológicas, culturais e filosóficas para fundamentar o seu texto, pois há uma infinidade de temas que podem ser explorados numa redação de vestibular.
            4. Tenha sempre um pequeno bloco de notas à mão para registrar aquelas ideias que aparecem nas horas em que não estamos preparados: na rua, na fila, no ônibus ou na cama à noite, enquanto o sono não vem.
            5. Deu branco? Muitas das dificuldades para se começar uma redação estão relacionadas a barreiras psicológicas. Se for o seu caso, adote as seguintes atitudes:

               -Acredite na sua capacidade de escrever.
              -Não tenha vergonha do próprio texto.
            -Evite demasiada autocensura.
            -Desenvolva a paciência e a disposição para adotar procedimentos de estudo       e  escrita que exigem certa dose de disciplina e exercícios.
           -Crie o hábito de escrever, no mínimo, uma redação por semana.

             6. Elabore um parágrafo para desbloquear. Há quem empaque na questão até começar o texto. Nesse caso, pode ser útil escrever de imediato um parágrafo a partir do qual os outros irão se desdobrar. Esse procedimento ajuda a gerar novas ideias sobre o assunto.

Nenhum comentário: