domingo, 5 de abril de 2015
LEITURAS OBRIGATÓRIAS UFRGS 2016
A prova de Literatura da UFRGS é uma das mais exigentes dos exames vestibulares. São 25 questões envolvendo a disciplina, entre livros obrigatórios e escolas literárias. São 12 obras exigidas do vestibulando, sendo que, a cada ano, quatro leituras são substituídas no programa.
As mudanças para o vestibular UFRGS 2016 foram:
Sai: O Guardador de Rebanhos (Alberto Caeiro - Heterônimo de Fernando Pessoa)
Entra: Poemas de Fernando Pessoa
Comentário: Depois de Álvaro de Campos e Alberto Caeiro, heterônimos do autor, a UFRGS parece seguir um padrão: temos agora a poesia do Ortônimo (Pessoa ele-mesmo). O sentido filosófico da poesia pessoana é sempre um desafio ao leitor. Haverá maior dificuldade, porque os poemas de Caeiro eram um tanto repetitivos, e o repertório de Fernando Pessoa traz maior variação de temas e interpretações mais complexas.
Sai: Memórias de um Sargento de Milícias
Entra: O Cortiço
Comentário: São dois clássicos bastante 'batidos', digamos assim. A leitura do Cortiço, todavia, parece-me mais dinâmica, costuma agradar mais ao jovem leitor. A dificuldade de Memórias... era o fato de ser o livro "romântico, mas nem tanto", ou seja, publicado no período, mas com características atípicas. Agora temos um livro típico da escola naturalista. O desafio maior fica por conta de um enredo muito mais complexo, repleto de personagens menores que o candidato deverá observar.
Sai: Esaú e Jacó
Entra: Dom casmurro
Comentário: Machado por Machado. Dom Casmurro é o clássico dos clássicos. Ganha-se em profundidade psicológica, amplia-se a dificuldade no que diz respeito à interpretação. Deve-se levar em conta o impacto de uma narrativa em primeira pessoa, portanto, sujeita à parcialidade de Bentinho. Perde-se, por outro lado, no tocante às alegorias históricas apresentadas em Esaú e Jacó, aludindo à transição do Império para a República.
Sai: Poemas de Gregório de Matos
Entra: Sermões de Padre Antônio Vieira
Comentário: A alteração que mais afeta o programa. O Barroco está mantido, mas a substituição dos poemas do Boca do Inferno pelos textos de oratória do Padre Vieira são, no mínimo, uma crueldade com o vestibulando. A dura realidade é que, na maioria esmagadora dos casos, o vestibulando é um iniciante no mundo das belas letras. São os primeiros contatos com o texto literário que podem seduzi-lo ou traumatizá-lo definitivamente. Qual seria o impacto de sermões do século XVII em intrincada linguagem barroca nos corações e mentes dos nossos principiantes leitores? Leriam o texto integral ou recorreriam simplesmente a um bom (?) resumo? Minha opinião sobre esse tipo de leitura obrigatória não é das mais otimistas.
Feitos os comentários, amigos, mãos à(s) obra(s)!
FERNANDO PESSOA
Coletânea:
1. Autopsicografia;
2. Isto;
3. Pobre velha música;
4. Qualquer música;
5. Natal...Na província neva;
6. Ela canta, pobre ceifeira;
7 Não sei se é sonho, se realidade;
8. Não sei quantas almas tenho;
9.Viajar! Perder países!;
10. Liberdade;
11. Lá fora vai um redemoinho de sol os cavalos do carrossel... ( poema V de Chuva Oblíqua);
12. O maestro sacode a batuta ( poema VI de Chuva Oblíqua);
13. Padrão (Mensagem);
14. Noite (Mensagem);
15. O infante ( Mensagem);
16. Mar português ( Mensagem);
17. Nevoeiro(Mensagem).
2. Isto;
3. Pobre velha música;
4. Qualquer música;
5. Natal...Na província neva;
6. Ela canta, pobre ceifeira;
7 Não sei se é sonho, se realidade;
8. Não sei quantas almas tenho;
9.Viajar! Perder países!;
10. Liberdade;
11. Lá fora vai um redemoinho de sol os cavalos do carrossel... ( poema V de Chuva Oblíqua);
12. O maestro sacode a batuta ( poema VI de Chuva Oblíqua);
13. Padrão (Mensagem);
14. Noite (Mensagem);
15. O infante ( Mensagem);
16. Mar português ( Mensagem);
17. Nevoeiro(Mensagem).
ALUÍSIO AZEVEDO
O Cortiço;
MACHADO DE ASSIS
Dom Casmurro;
Pe. ANTÔNIO VIEIRA
Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda;
Sermão da Sexagésima;
Sermão de Santo António aos Peixes.
Sermão da Sexagésima;
Sermão de Santo António aos Peixes.
CAETANO VELOSO, GILBERTO GIL, MUTANTES E OUTROS
Tropicalia ou panis et circensis (álbum/disco);
LÍDIA JORGE
A noite das mulheres cantoras;
TABAJARA RUAS
O amor de Pedro por João;
SERGIO FARACO
Dançar tango em Porto Alegre. Lista de contos do livro:
- Dois guaxos;
- Travessia;
- Noite de matar um homem;
- Guapear com frangos;
- O vôo da garça-pequena;
- Sesmarias do urutau mugidor;
- A língua do cão chinês;
- Idolatria;
- Outro brinde para Alice;
- Guerras Greco-Pérsicas;
- Majestic Hotel;
- Não chore, papai;
- Café Paris;
- A dama do bar Nevada;
- Um aceno na garoa;
- No tempo do trio Los Panchos;
- Conto do inverno;
- Dançar tango em Porto Alegre.
JORGE AMADO
Terras do Sem Fim;
NELSON RODRIGUES
Boca de Ouro;
MURILO RUBIÃO
Contos:
- O pirotécnico Zacarias;
- O ex-mágico da Taberna Minhota;
- Bárbara;
- A cidade;
- Ofélia, meu cachimbo e o mar;
- A flor de vidro;
- Os dragões;
- Teleco, o coelhinho;
- O edifício;
- O lodo;
- O homem do boné cinzento;
- O convidado;
LYA LUFT
As Parceiras;
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