NO INICIO DO BLOG

13 de abril de 2015

ENEM

Cultura brasileira e História da Arte no Enem 



A diversidade da cultura brasileira é algo bastante cobrado nas provas do Enem e que faz parte dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
Já tratamos no infoEnem, recentemente, sobre as relações entre diferentes etnias, ou seja, diferenças de raças e culturas. Para ler mais sobre esse assunto, veja esta matéria.
Esse assunto pode ser abordado no Enem a partir de diferentes viés, por ser bastante interdisciplinar. Já mostramos e resolvemos uma questão de Geografia, do caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias sobre isso. Reveja aqui.
Hoje, dando continuidade a esse assunto tão amplo e importante, vamos analisar como ele pode ser abordado a luz da História da Arte. A questão abaixo é do caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e foi retirada das Apostilas para o Enem .
Enem 2009 – Caderno Azul – Questão 91
Os melhores críticos da cultura brasileira trataram-na sempre no plural, isto é, enfatizando a coexistência no Brasil de diversas culturas. Arthur Ramos distingue as culturas não europeias (indígenas, negras) das europeias (portuguesa, italiana, alemã etc.), e Darcy Ribeiro fala de diversos Brasis: crioulo, caboclo, sertanejo, caipira e de Brasis sulinos, a cada um deles correspondendo uma cultura específica.
MORAIS, F. O Brasil na visão do artista: o país e sua cultura. São Paulo: Sudameris, 2003.
Considerando a hipótese de Darcy Ribeiro de que há vários Brasis, a opção em que a obra mostrada representa a arte brasileira de origem negro-africana é:
alternativas

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIO
Alternativa A
De acordo com os Parâmetros Curriculares, é necessário conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País, além de conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. Desta forma, espera-se que o aluno tenha conhecimentos de História da Arte, no que tange os Movimentos e Escolas artísticos, além de conhecimentos de Cultura Afro-Brasileira.
Somente a obra apresentada na alternativa A apresenta elementos da cultura africana (símbolos religiosos ligados ao Candomblé). As demais obras apresentam elementos clássicos ou abstratos.

Nenhum comentário: