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5 de abril de 2015

Coesão e coerência - todos devem ler isso e fazer os exercícios - teoria em postagem anterior

- Na frase “meu sonho é este: conseguir um emprego público”, o pronome “este” tem valor: 
(A) Exofórico 
(B) Epanafórico 
(C) Dêitico
(D) Catafórico V
(E) Anafórico
Comentário: questão bastante recorrente em provas da FGV, além de ser o exemplo clássico de função catafórica. Toda vez que houver um pronome demonstrativo introduzindo um aposto, não devemos ter dúvidas em marcar a opção que indica uma catáfora.

(FGV - BESC – Advogado - 2004)"Mas, enquanto isso, no mercado financeiro, os bancos pensam em como superar um dilema." (L.3-4)
O pronome grifado na frase acima exerce uma função anafórica. Assinale a
alternativa em que isso NÃO ocorra.
(A) Chegamos no dia 23 às 22 horas. Nessa noite, as estrelas pareciam
brilhar mais do que o costume.
(B) Nossas dúvidas residem nisto: não saber equacionar problemas. V
Comentário: como visto na questão anterior, o pronome “isto” tem função catafórica, sendo portanto, a resposta da questão.

(C) Os sistemas de busca estão atualizados. Em tais sistemas, é possível
selecionar o idioma de preferência.
(D) Nada há para julgar. Isso resolve mais facilmente o nosso problema.
(E) Os amantes e os amados vivem em desencontros. Estes vivem, sem
dúvida, mais perdidos que aqueles.

(FGV - BESC – Assistente Adm – 2004)Assinale a alternativa em que o que NÃO desempenhe papel idêntico ao do presente em "...reduziu-se o consumo das famílias, que responde por algo como 60% do PIB total". (L.6-7)
Comentário: inicialmente, devemos identificar a que o pronome “que” é relativo, exercendo papel anafórico (refere-se ao substantivo “consumo”).
Com isso, basta encontrarmos a opção na qual o pronome “que” não é relativo. Concluiremos que é a opção B, onde a palavra “que” é uma conjunção integrante, introduzindo uma oração subordinada substantiva subjetiva.
Percebemos que a FGV cobrou a diferença entre função anafórica e catafórica de forma camuflada.
(A) "Como me disse um dirigente de empresa que vende para o mercado
local..." (L.1-2)
(B) "Entretanto, é certo que, em 2004, o desempenho do mercado interno será positivo..." (L.34-35)
 V
(C) "...a taxa-Selic continuará a ser reduzida a partir do patamar de 16,5% a
que chegou no fim do ano passado..." (L.38-40)
(D) "...serão necessários vários anos de crescimento continuado para
recuperarmos o que se perdeu." (L.47-48)
(E) "E isso, por sua vez, depende de uma retomada firme dos investimentos, que ainda não está à vista." (L.48-49)

4- (FGV – Fiscal de Rendas MS - 2006)Nas atuais condições em que exerce a sua hegemonia, a direita "moderada" conseguiu infiltrar seus critérios no discurso da esquerda "moderada". (L.54-56)
A palavra seus no trecho acima tem valor:
Comentário: pelas opções de resposta, é possível perceber que a FGV tentou confundir o candidato, colocando figuras de linguagem nas alternativas.
O pronome “seus” se refere à expressão “direita moderada”, fazendo papel anafórico. Atentemos ao fato de que nem só pronomes demonstrativos exercem função anafórica.
(A) anafórico. V(B) anastrófico.
(C) catafórico.
(D) hiperbólico.
(E) paragramático.

5- (FGV – Técnico de TI MS - 2006) No texto I, esta (L.14) tem valor:
Texto: E nos deu tantas coisas mais que até piadas criamos sobre
isso. Todo mundo conhece esta, mas eu a repito, estou amparado pelo Estatuto do Idoso.
Comentário: uma questão relativamente difícil!
O demonstrativo “esta” se refere à piada, que foi em seguida mencionada pelo autor do texto. Entretanto, muitos candidatos devem ter considerado que o pronome se referia a palavra “piadas”, do período anterior.
Ora, a piada é “estou amparado pelo Estatuto do Idoso”. Por isso, temos um exemplo de função catafórica. Apenas para simplificar, o período poderia ser reescrito da seguinte forma:
“Todo mundo conhece esta: estou amparado pelo Estatuto do Idoso. Mas eu a repito.”
(A) anafórico.
(B) catafórico. V
(C) dêitico.
(D) epanafórico.
(E) paragráfico.

6- (FGV – Fiscal de Rendas RJ – primeira prova) No trecho “O avanço deste não acarreta necessariamente impacto positivo daquela. (L. 91-92)”
demonstrativos exercem, respectivamente, função:
Parágrafo do texto: Esse raciocínio baseia-se, contudo, numa falsa compara
ção. Primeiramente, porque a alocação de novos recursos nada tem a ver, em princípio, com o impacto tecnológico.
O avanço deste não acarreta necessariamente impacto positivo daquela.
Comentário: uma questão aparentemente mais complexa, por tratar de dois pronomes. Na verdade, a questão é bem fácil, já que este é um recurso que usamos com bastante frequência para nos referirmos a termos anteriormente mencionados.
Acho que muitos erraram essa questão por não dominarem os conceitos de anáfora, catáfora e dêitico.
(A) anafórica e catafórica.
(B) catafórica e catafórica.
(C) anafórica e anafórica. V
(D) catafórica e anafórica.
(E) dêitica e dêitica.

7- (FGV – Fiscal de Rendas RJ – segunda prova) Com base na frase “No seu entender, é lícito tudo que o beneficia” (L.54-55), analise os itens a seguir:
I- O pronome “seu” tem valor anafórico;
II- O sujeito do verbo “beneficia” é “tudo”;
III- O sujeito do verbo “é” é oracional.
Parágrafo do texto: Essa é a razão que socorre o homo economicus, que pensa em sua conveniência econômica e não
reconhece nenhum dever moral de conduta. No seu entender, é lícito tudo que o beneficia.
Comentário: reproduzi o parágrafo inteiro para que possamos identificar o referente do possessivo “seu”. Pela leitura do trecho, percebemos a expressão “homo economicus”, a qual o pronome se refere.
Percebam que esta questão foi ainda mais fácil que a da primeira prova do ICMS-RJ, provavelmente porque o índice de erros na primeira prova foi alto. Portanto, podemos esperar uma questão um pouco mais complexa dessa vez.
Como já me perguntaram o porquê das outras duas alternativas estarem erradas, vou analisá-las também:
É lícito tudo que o beneficia. (temos que separar as orações)
1- É lícito tudo.
2- que (tudo) o beneficia.
A afirmativa II está errada pois, apesar do pronome relativo significar “tudo”, este é o sujeito do verbo ser da oração principal. Por isso é importante separarmos as orações. Assim, evitamos qualquer tipo de confusão.
A afirmativa III também está errada, já que o sujeito do verbo ser é “tudo”.
A- todos os itens estão corretos;
B- somente o item I está correto; V
C- somente os itens II e III estão corretos;
D- somente os itens I e II estão corretos;
E- somente os itens I e III estão corretos.

8- (FGV – Ministério da Cultura – Agente Adm – 2006) Desse (L.23) tem valor:
Parágrafo do texto: Lá, alunos ajudaram a criar um centro cultural batizado de "Barracão dos Sonhos", no qual se misturam ritmos afros e
ibéricos. Desse encontro nasceu, por exemplo, a estranha
mistura dos ritmos e bailados flamencos com o samba.
"Resolvi registrar esse convívio e, aos poucos, ia me
embrenhando na favela para conhecer seus personagens."
Comentário: vejamos aqui uma questão mais elaborada sobre anáfora. O demonstrativo (d)esse, se refere a algo que aconteceu anteriormente, porém, antecede o substantivo “encontro”, quando na verdade, se refere à mistura dos ritmos afros e ibéricos.
Esta talvez tenha sido a questão mais difícil desta lista.
Dica: a anáfora pode se referir a uma situação, um fato ou até mesmo a tudo o que foi exposto em um parágrafo anterior.
(A) anafórico. V 
(B) catafórico.
(C) dêitico. 
(D) adverbial.
(E) substantivo.

9- (FGV – Ministério da Cultura – Analista de Sist – 2006) O pronome Esse (L.40) tem, no texto I, valor:
Parte do Texto: O mate gelado corria sem pressa, e os vizinhos,
convidados e imprensa se misturavam para ouvir histórias,
receber a bênção e acompanhar os brevíssimos discursos.
Antes de começar a festa, os vizinhos já tinham tomado conta
da Casa, na alegria deste sinal de vida nova...
Esse exemplo de união pela cidadania deveria mover
muitas vezes o poder público, o empresariado, os artistas e a
comunidade para semear Casas da Leitura pelo Acre como
seringueiras e castanheiras.
Comentário: justamente a possibilidade a que me referi na dica da questão 8. O demonstrativo se refere a uma situação descrita no período anterior.
Entretanto, considero esta questão um pouco mais fácil pois o pronome antecede a palavra “exemplo”. Ora, onde está o exemplo? Em alguma parte anterior do texto.
(A) díctico. 
(B) catafórico.
(C) anafórico. V(D) metafórico.
(E) resumitivo.

10- (FGV - Potigás – Administrador – 2006) A diplomacia é exatamente isto: a arte de usar sinais e palavras para manifestar agrados e desagrados, defender interesses e estabelecer limites, construir respeito recíproco e
negociar parcerias. (L.37-40)
O pronome destacado no trecho acima exerce função:
Comentário: mais um exemplo de demonstrativo introduzindo um aposto.
Vejam a quantidade de questões idênticas. Não é preciso perder mais de trinta segundos nesta questão. Ainda fizeram o favor de retirar o trecho e colocar na questão.

(A) anafórica.
(B) dêitica.
(C) epanafórica.
(D) catafórica. V(E) díctica.

11- (FGV – TJ MS – 2008) “Mas a co-relação de forças não lhes permite ir mais longe, eessa paralisia favorece o retorno dos acordos bilaterais ou
regionais. Com isso, falta um projeto mundial coerente em que o
desenvolvimento do comércio seja articulado ao equilíbrio social
e ambiental.” (L.37-41)
Os pronomes grifados no trecho acima têm, respectivamente,
valor:
Trecho anterior ao parágrafo citado:
“Os países mais pobres viram na OMC a possibilidade de se unir contra os mais fortes. Valeram-se disso ao bloquear a negociação em Cancún, paralisada desde a rodada de Doha.”
Comentário: comecemos pelo pronome “isso”, já que é o mais fácil. Ao identificarmos que a expressão “Com isso” apresenta uma conclusão, é simples percebermos que ela se refere ao que foi exposto anteriormente.
Já o outro pronome se refere à situação apresentada no período anterior, que trata da paralisia da negociação. Esta era um pouco mais difícil de ser identificada se o candidato pensasse que a anáfora deve obrigatoriamente se referir a uma palavra anterior, o que vimos que não é verdade.
(A) catafórico e catafórico.
(B) anafórico e anafórico.
 V
(C) dêitico e dêitico.
(D) anafórico e catafórico.
(E) catafórico e anafórico.




Gabarito
1- D
2- B
3- B
4- A
5- B
6- C
7- B
8- A
9- C
10- D
11- B

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