NO INICIO DO BLOG

15 de abril de 2015

Quem vai fazer vestibular na UFSC - leitura - livros - literatura

Livros para o vestibular da UFSC 2015 – 2016


livros ufsc 2016
A Universidade Federal de Santa Catarina já divulgou a lista de obras e autores para o Vestibular de 2016:
  1. - Caio Fernando Abreu. Além do Ponto e outros contos. Ed. Ática
  2. Aluísio Azevedo. O cortiçowww.dominiopublico.gov.br
  3. Franklin Cascaes. O fantástico na ilha de Santa Catarina. UFSC (Coleção Repertório 2012 ou edição antiga volumes 1 e 2) Disponível no Acervo Digital da Editora UFSC.
  4. Clarice Lispector. A Hora da Estrela. Ed.Rocco.
  5. Moacyr Scliar. A Majestade do Xingu. Ed.Companhia das Letras
  6. Vários autores. Poesia Marginal. Ed. Ática
  7. Ariano Suassuna. O Santo e a Porca. José Olympio
  8. Machado de Assis. Várias histórias.www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?id=136498

Além de sua leitura e análise serem cobrados nas questões de literatura, há alguns anos, a UFSC vêm explorando os assuntos abordados nos livros em outras disciplinas, como temas de redação e história.
No curso de produção textual da Oficina da Palavra, o elo entre a redação e a literatura também será assunto das nossas conversas. Exploraremos alguns temas possíveis para o vestibular de 2016, em seus variados gêneros.
E por falar em gêneros textuais, há uma variedade deles representados nas obras escolhidas. São narrativas, com inspiração na linguagem popular, romance, contos, crônicas, poemas e texto teatral.
 Juntamente com o Prof. Marcelo Borret, do Curso de História Ágora, abordaremos o contexto histórico dessas obras literárias em conversas a serem disponibilizadas por vídeos e em oficinas de atualidades. Aguardem a novidades.
Destaco, por fim, algumas dicas para facilitar o estudo dos livros:
- antes de iniciar a leitura, procure conhecer quem são os autores, o contexto literário no qual estavam inseridos, com quem dialogavam;
- busque informações sobre o momento histórico no qual a obra foi escrita para entender as influências sociais, econômicas e políticas vivenciadas pelo autor;
- faça uma primeira leitura para “saborear” o texto e buscar entender seu aspecto global;
- com a segunda leitura, procure compreender outros aspectos da obra, como o estilo do autor e os aspectos linguísticos do texto. Nesta leitura, procure, ainda, se há algum aspecto da narrativa que se relacione a fatos e problemas contemporâneos;
- após a leitura, procure saber se as obras escolhidas já foram transpostas para o teatro e o cinema; embora se tratem de linguagens distintas, não substituindo a leitura integral (é bom que se frise), podem ser utilizadas para se conhecer um pouco mais sobre outros aspectos importantes do enredo.
Não tenho dúvida de que dentre as obras indicadas você terá suas preferências, mas é importante estudá-las com o mesmo afinco.

Nenhum comentário: