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25 de novembro de 2017

A REDAÇÃO NA UFSC

Redação na UFSC
O vestibular da UFSC 2017/2018  acontece de 9 a 11 de dezembro e a lista de obras literárias deve ser conferida.
Neste post você confere algumas peculiaridades da prova de redação para ingresso nessa universidade federal, com base nas características dos últimos exames:

O que pode ser tema

Os temas propostos costumam partir de um título, de imagens (fotos, pinturas ou charges) ou de textos em prosa e poesia oferecidos como motivação.
De um modo geral, remetem a assuntos diversos de atualidades. Não costumam tratar de fatos ocorridos no último semestre, mas de questões sobre as quais já se pode fazer uma reflexão, estabelecer uma conexão e formar um posicionamento, a partir de elementos estudados no ensino médio, sobretudo em filosofia, sociologia, história e geografia.
Além disso, a banca da federal catarinense tem explorado temáticas inspiradas nas obras literárias de leitura obrigatória.
A partir desses elementos, os alunos devem demonstrar capacidade para organizar ideias, estabelecer relações, fazer uso de dados ou informações, elaborar argumentos com coerência e coesão textual de acordo com os critérios da norma culta.
Dentre os temas escolhidos, os(as) alunos(as) devem escolher 01(um) deles para escrever.

Cuidado para não fugir do tema

Para evitar esse deslize, que pode custar a desclassificação da redação, é importante ler e interpretar a proposta com cuidado e atentar para as seguintes dicas:
– sublinhe as palavras com maior carga de significado nos textos apresentados na proposta, procurando fazer traduções mentais do que podem significar;
– procure as informações do enunciado que revelam uma perspectiva particular sobre o tema;
– substitua palavras complexas por equivalentes mais familiares;
– busque reconhecer os vínculos internos na sequência dos textos do tema;
– ative todo seu conhecimento sobre o assunto;
– faça uma lista de questões que fazem sentido abordar;
-decida: qual é, afinal, o centro da questão apresentada?

Critérios de Avaliação

De acordo com o que consta no edital, o objetivo da prova de redação é:
“[…] avaliar a produção textual escrita do candidato a partir de um tema articulado a um texto (verbal e/ou visual) motivador, de acordo com o gênero textual/discursivo solicitado (crônica, conto, carta, artigo de opinião, dissertação escolar etc.). Diante da(s) proposta(s) apresentada(s), cabe ao candidato examinar criteriosamente os aspectos que envolvem o(s) tema(s) e definir a melhor perspectiva de abordagem, mobilizando os recursos linguísticos que lhe permitam mostrar sua competência comunicativa nesta situação específica de produção textual: a redação de vestibular”.
A partir disso, “espera-se que o candidato não só identifique e desenvolva o tema de acordo com o gênero textual/discursivo proposto, mas também demonstre capacidade de organizar as ideias, estabelecer relações, fazer uso de dados/informações, elaborar argumentos, ou expressar-se subjetivamente, em conformidade com a proposta escolhida”.
A redação vale 10 pontos e são quatro os critérios levados em conta nessa avaliação (cada um valendo 2,5):
1 – Adequação à proposta – tema e gênero: o candidato deve interpretar adequadamente as propostas apresentadas, a partir das quais escolherá uma para produzir seu texto. A adequação à proposta envolve:  
  • compreender a proposta e desenvolver o tema apresentado de acordo com o gênero solicitado (sendo que a fuga total ao tema implicará nota zero);  
  • utilizar recursos linguísticos apropriados ao tema e ao gênero textual/discursivo da proposta escolhida;
  • adequar-se ao propósito comunicativo, ao estilo e à composição do gênero textual/discursivo.
2 – Emprego da modalidade escrita na variedade padrão – o candidato deve produzir um texto escrito, adequado à variedade padrão da língua, considerando ortografia, acentuação gráfica, pontuação, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, crase, uso de pronomes etc. Outras variedades da língua podem ser utilizadas apenas como recurso estilístico e com a finalidade de representar/caracterizar sociolinguisticamente personagens em contextos interacionais específicos.
3 – Coerência e coesão: para produzir um texto coerente e coeso, o candidato deve observar os seguintes aspectos:  
  • organização: as partes do texto devem estar articuladas entre si e ao todo de maneira clara e coerente, distribuídas adequadamente em parágrafos;  
  • construção de relações semânticas: o texto deve apresentar relações semânticas pertinentes entre palavras, frases e parágrafos, sem contradições;  
  • encadeamento de ideias: as partes do texto devem ser encadeadas com continuidade (retomada de elementos no decorrer do texto) e progressão temática (sem circularidade ou redundâncias inexpressivas);  
  • uso de recursos coesivos: o texto deve apresentar elementos anafóricos e catafóricos não ambíguos (pronomes, advérbios, elipses, reiterações, substituições lexicais);
  • articuladores apropriados (conjunções, operadores lógicos e discursivos); correlação de tempos e modos verbais adequada.
4 – Nível de informatividade e de argumentação ou narratividade, de acordo com a proposta  
  • nível de informatividade: o candidato deve demonstrar que dispõe de diversidade e densidade de informações, condizentes com a formação escolar de Ensino Médio. As informações apresentadas devem ser pertinentes ao tema e ao gênero textual/discursivo da proposta escolhida para sua produção textual;  
  • nível de argumentação ou de narratividade: o candidato deve demonstrar que sabe selecionar argumentos e organizá-los de modo convergente, revelando criticidade, situando-se em um universo de referências concretas (ou posicionando-se subjetivamente), sem apresentar noções generalizantes, indeterminadas ou vagas, e fazendo uso de recursos expressivos que marquem sua posição de autoria, em conformidade com o tema e o gênero textual/discursivo da proposta escolhida para sua produção textual.

Conexões entre literatura e redação

Lista dos livros para o vestibular da UFSC 2017

Os livros podem inspirar temas para a prova de redação.
  1. A Universidade Federal de Santa Catarina já divulgou a lista de obras e autores para o Vestibular de 2017/2018:
    1. – Carlos Henrique Schoereder. As fantasias eletivas. Ed. Record.
    2. – Conceição Evaristo. Olhos D’água. Ed. Pallas.
    3. – Francisco de Assis Barbosa (seleção). Manuel Bandeira (col. Melhores Poemas). Ed. Global.
    4. – José de Alencar. Lucíola.
    5. – Luis Fernando Verissimo. Comédias para se Ler na Escola. Ed. Objetiva.
    6. – Maria Valéria Rezende. Quarenta dias. Ed. Alfaguara.
    7. – Nelson Rodrigues. Valsa n° 6Nova Fronteira.
    8. – Salim Miguel. Nós. Editora UFSC.

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