NO INICIO DO BLOG

26 de novembro de 2017

GABARITO - ESSAS VÍRGULAS

  1. Marque a alternativa que corresponde ao uso correto da vírgula neste texto: "Marta queria comprar biscoitos mas não encontrou nenhum no mercado. Resolveu levar chocolates balas e sorvetes para saciar sua vontade de doces mas também não os encontrou."

    Resposta correta: Marta queria comprar biscoitos, mas não encontrou nenhum no mercado. Resolveu levar chocolates, balas e sorvetes, para saciar sua vontade de doces, mas também não encontrou.
    A vírgula deve ser utilizada desta forma porque vem para evidenciar uma oposição (mas), para separar termos de mesmo valor sintático (balas, chocolates = substantivos), para introduzir uma explicação e para introduzir outra oposição (mas).

  2. "Ontem vesti duas blusas, duas calças, uma meia grossa, cachecol e gorro". Nesta frase, utilizamos a vírgula porque:

    Resposta correta: Na oração existem termos com a mesma função sintática (na frase, substantivos).

  3. "Senhora, não pode entrar naquela sala, é só para funcionários". A vírgula aqui é empregada para evidenciar dois casos. Assinale a alternativa que corresponde a estes casos:

    Resposta correta: A primeira vírgula vem para isolar o vocativo e a segunda vem para introduzir uma frase que evidencia o motivo de não poder entrar na sala.

  4. Quanto às orações coordenadas, é correto afirmar que
    1. Resposta correta: Sempre pedirão vírgula para separá-las, exceto quando estiverem ligadas pela conjunção "e".
  5. Esta frase introduz uma consequência, a qual a vírgula não pode separar.
    Resposta correta: O vento estava tão forte, que arrancou as telhas.
    Esta frase introduz uma consequência, a qual a vírgula não pode separar.
  6. Indique a alternativa em que, ao retirarmos as vírgulas, o sentido da frase não se altera:

    Resposta correta: Os técnicos virão amanhã, e o problema será solucionado.
    A vírgula aqui vai ser opcional, pois trata-se de uma oração coordenada com dois sujeitos (técnico e problema). O sentido da frase também não se altera.

  7. Se pegarmos a frase "Aquele garoto, revoltado, não parava de reclamar com a secretária" e tirarmos a vírgula, ficaremos com "Aquele garoto revoltado não parava de reclamar com a secretária". Qual é a mudança de sentido que ocorre quando retiramos a vírgula?

    Resposta correta: A mudança ocorre através do novo sentido que a frase ganha: com vírgula, entendemos que é um garoto que está revoltado; sem vírgula, pensamos que o garoto é uma pessoa revoltada.

  8. Em qual alternativa a vírgula é empregada corretamente?

    Resposta correta: Quando era menino, ouvia muitas histórias.
    Aqui é um caso de vírgula obrigatória, pois é uma oração subordinada adverbial ("Ouvia muitas histórias") que vem antes da oração principal ("quando era menino").

  9. Em frases como "Senhora, pode entrar" e "Zé, o garçom daquele bar da esquina, se demitiu", temos dois termos: o vocativo e o aposto. Em relação ao aposto e vocativo:

    Resposta correta: O emprego da vírgula é obrigatório para separar a explicação que o aposto traz e para separar os nomes introduzidos pelo vocativo.

  10. Termo que modifica adjetivo, verbos e advérbios, o adjunto adverbial vem para indicar uma circunstância. Em alguns casos a vírgula vem para isolar esse termo. Marque a alternativa em que ocorre esse isolamento.

    Resposta correta: Hoje de manhã, encontrei alguns amigos na academia.
    Adjuntos adverbiais só pedem vírgula para serem isolados quando estiverem no início ou no meio da frase. Na alternativa "D", falta uma vírgula isolando o adjunto "hoje de manhã" e nas outras o adjunto está no fim da frase.

  11. Em algumas das frases abaixo as vírgulas foram retiradas em outras, a vírgula não pode ser empregada. Identifique a alternativa que corresponde aos casos onde a vírgula NÃO deve ser empregada.

    Resposta correta: "Nós comunicamos a decisão do chefe" e "A chuva estava tão forte que inundou a rua"
    Na primeira frase não se usa vírgula porque não se separa o sujeito do verbo e nem o verbo dos complementos. A segunda não pede vírgula porque é uma oração subordinada adverbial consecutiva. As outras alternativas pedem vírgula em uma ou nas duas frases.

  12. Qual destas frases está correta?

    Resposta correta: Minha empregada foi para a Cidade Maravilhosa, isto é, o Rio de Janeiro.
    Aqui é um caso obrigatório de uso da vírgula, pois trata-se de isolar uma expressão explicativa ("isto é").

Nenhum comentário: