NO INICIO DO BLOG

15 de novembro de 2017

QUESTÕES pela metade

Leia o texto a seguir.

                                               É impossível distribuir

Quando distribuir torna-se uma questão social e deixa de ser um tema sociológico? Quando uma sociedade quebra porque não consegue distribuir com equidade coisa alguma? Ou melhor, por que a sua engenharia distributiva foi sempre farta e feita de favores, privilégios e presentes para particulares, esquecendo suas obrigações para com os bens e serviços universais? Como foi que chegamos a esse escandaloso modelo de distribuição no qual os ricos enriquecem os políticos e estes os ricos, e todos tornam-se bilionários capazes de comprar a própria competição e, por pouco, não compram o Brasil?

1. As palavras de uma língua podem ser empregadas em diferentes contextos e ser relacionadas a diversas informações. No texto lido, a palavra equidade pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por
a solidariedade
b justiça 
c arbitrariedade 
d assimetria
e idiossincrasia
2. A sinopse a seguir é referência para a próxima questão.

                                               O filme da minha vida
                                                                                                             

Serras Gaúchas, 1963. O jovem Tony Terranova precisa lidar com a ausência do pai, que foi embora sem avisar à família e, desde então, não deu mais notícias ao filho. Tony é professor de francês num colégio da cidade, convive com os conflitos dos alunos no início da adolescência e vive o desabrochar do amor. Apaixonado por livros e pelos filmes que vê no cinema da cidade grande, Tony faz do amor, da poesia e do cinema suas grandes razões de viver. Até que a verdade sobre seu pai começa a vir à tona e o obriga a tomar as rédeas de sua vida.

O acento indicativo de crase ocorre, em língua portuguesa, de maneira geral, para indicar a fusão entre duas ocorrências de “a”. Com base nessa informação, assinale a alternativa que analisa CORRETAMENTE essa questão no texto anterior.


Em “tomar as rédeas”, não há crase porque ocorre apenas preposição antes de “rédeas”. 

Em “Até que a verdade”, não ocorre crase porque a preposição é representada por “Até”.   

O trecho “ao filho”, no 2.º período, caso fosse para o feminino, ficaria “à filha”. 

As duas ocorrências de crase do texto decorrem da regência dos verbos “avisar” e “começar”. 


3. A música popular perdeu a centralidade que já ocupou na vida brasileira. Os acontecimentos políticos recentes, que vêm sacudindo o país desde as passeatas de 2013 (1), talvez possam testemunhar esse fenômeno. Eles não provocaram nenhuma reverberação musical, como se a música não tivesse sido requisitada (2) como força motriz, potência existencial capaz de lhes dar voz e ampliar seus sentidos. O que se ouve são alguns “gritos de guerra” (em geral bastante velhos e gastos), mas nada que se assemelhe a uma “dimensão musical” propriamente dita. Os acontecimentos históricos não parecem mais ligados a um imaginário musical com um consenso mínimo que seja.
Na hora de “defender a democracia” em praça pública, ou seja, defender uma espécie de bem comum, é Chico Buarque que continua a ser evocado – o que automaticamente reconecta a atualidade com o passado da luta pela democracia, transmitindo a sensação meio confusa (3) de que não há um “novo momento político” (4), mas a reencenação de antigas batalhas, com os personagens de sempre. Qual será, no futuro, a trilha sonora das imagens de manifestantes ocupando triunfalmente o Palácio do Planalto (5)? Racionais? Emicida? Arlindo Cruz? Los Hermanos? Coldplay? Chico Buarque, mais uma vez? A política parece aspirar a certos horizontes coletivos que a música popular não é mais capaz de alcançar.
Sobre a transitividade do verbo “aspirar”,  é CORRETO afirmar que :  

a)
está incorreta, já que se trata de um verbo de ligação que deve ser usado sem preposição. 


 b)
está correta, embora a transitividade direta seja fortemente preferida pela norma-padrão. 


 c)
está incorreta, já que, com o sentido que expressa, deveria ser transitivo direto. 


 d)
está incorreta, já que esse verbo é transitivo direto em qualquer acepção. 


 e)
está correta, já que a transitividade indicada para o sentido de “almejar” é a indireta.  

As lacunas do primeiro parágrafo devem ser preenchidas respectivamente por




a - a - à

4. a -à - a
à - à - a
a - à - a
à - a - à
5. O conetivo entretanto (linha 02) apenas não poderia ser substituído, no contexto em que se insere, por
Assim
Porém
Todavia
Contudo
No entanto

6. Observe o seguinte trecho do texto:
"Esse comportamento é similar ao que alguns macacos têm com o vírus da imunodeficiência símia." 
A única palavra que poderia substituir "ao", sem alterar o sentido do texto e sem causar desvios em relação à Norma Culta da língua portuguesa, é: 
cujos
aqueles
àqueles
àquele
do
7. Leia novamente o seguinte período: 
"Uma infecção por HIV não tratada na infância mataria 60% das crianças afetadas em dois anos e meio." 
Caso o período fosse reescrito transpondo a forma verbal "mataria" para a voz passiva, a locução verbal resultante adequada seria: 
seriam mortas
foram mortas
será morta
matar-se-iam
se morreriam
8. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 03, 04 e 07. 
à  mau há
há mal tem
à mal existe
a mau há
há mau existem
9. No período a seguir, retirado do texto, se o termo “da vegetação” fosse substituído por das árvores, quantas outras palavras também deveriam ser modificadas para que houvesse concordância?
Além disso, a remoção da vegetação que compõe o entorno do rio pode intensificar o processo, pois ela teria a função de reter parte dos sedimentos que vão para o leito e aumentam o nível das águas. (l.15-17).
duas
três
quatro
cinco
seis
10.Leia as seguintes passagens e atente para a concordância verbal.
I - Na pré-história não haviam seres humanos sedentários, visto que a busca por locais adequados à subsistência era constante
II - Cada vez mais existe, não apenas no Brasil mas no mundo Inteiro, indivíduos que devido à rotina excessivamente atribulada, não podem dedicar tempo á prática de esportes
III - Felizmente podemos perceber que há hoje, em âmbito global, uma maior conscientização a respeito da importância dos exercícios físicos para a saúde
Das afirmações acima, qual(is) está(ão) correta(s)? 
apenas I
apenas II
apenas III
apenas I e III
I II III




Nenhum comentário: