NO INICIO DO BLOG

26 de novembro de 2017

CUIDADOS COM A REGÊNCIA

Algumas pessoas ‘escorregam’ ao usar alguns verbos na construção de frases, mesmo simples, do cotidiano. Vejamos um desses verbos ‘trabalhosos’ nestas duas canções:
“(…) Custo a entender
Como pode o encanto do amor se perder
Custo a entender
Quem apanha inocente sem que nem porque
Custo a entender
Como o peito padece e ainda quer se entregar
Custo a entender
E é por isso que eu tenho receio de amar(…)”

“(…) A nossa história de dar um tempo custou caro, fez doer
Corremos risco de outro alguém aparecer
Mas o amor que a gente sente há de prevalecer!(…)”
Em ambas temos o emprego do verbo custar, no sentido de ‘ser penoso’ ou ‘representar dificuldade’, mas só o segundo exemplo traz o emprego de acordo com a norma culta. A construção ditada pela gramática tradicionalmente é:
sujeito (o que custa) + verbo CUSTAR + objeto indireto (o ser a quem custa)
Assim, no caso da primeira música, a construção obedeceria à norma culta se fosse “Custa-me entender / como pode o encanto do amor se perder”. Ou, obedecendo à fórmula apresentada:
Entender (sujeito – na verdade uma oração subordinada substantiva subjetiva) + custa + a mim (objeto indireto)
Custa-me, também, ver estes dois casos de desvio. Quem nunca ouviu (ou disse!) que operou o que quer que fosse?
“Eu operei o apêndice no mês passado.”
“Meu filho operou as amídalas nas férias”…

Pois é… essas frases só estariam de acordo com a norma culta, se o emissor fosse um cirurgião!
Assim como no primeiro caso, há uma confusão entre que faz e quem recebe a ação verbal. No caso do verbo operar, apenas o cirurgião pode ser o sujeito ativo, então teríamos “Eu passei por uma operação no apêndice no mês passado” e “O médico operou as amídalas do meu filho nas férias” ou algo semelhante, mas o emissor não será o sujeito desses verbos.
O outro caso tem aparecido com frequência na mídia:

“O Jornal X repercutiu a notícia de que…”.

É mais uma situação de imprecisão vocabular, já que as notícias é que repercutem, e os meios de comunicação devem divulgar a notícia.
Teremos, portanto, de acordo com a norma culta:
A notícia repercutiu nos meios de comunicação” ou
O Jornal X divulgou a notícia de que…

Nenhum comentário: