NO INICIO DO BLOG

24 de março de 2018

CITAÇÕES NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS

Quem está praticando para tirar 1000 na Redação ENEM já deve ter percebido que um dos itens que contribuem para chegar na nota máxima é incrementar o texto com citações, seja trechos de música, frases de filósofos ou trechos de obras literárias. No entanto, assim como uma citação pode enriquecer o texto, também pode acabar prejudicando o desenvolvimento dele. Isso acontece porque muitos alunos não sabem como empregar as citações de maneira adequada.
De nada adianta colocar uma frase de um célebre filósofo se sua argumentação não estiver em harmonia com ela ou, até mesmo, em contradição. Por isso, antes de sair colocando várias citação no seu texto, pense se realmente vai ser um elemento que esta casando com suas ideias, se vai valorizar sua escrita e a forma como você montou sua linha de raciocínio.
Vale lembrar que a citação pode ser feita de duas formas: direta e indireta:
citação direta é aquela em que transcrevemos a frase tal como a pessoa celebre a falou, seja um compositor, poeta, político, teórico ou outra pessoa de notoriedade.  Na citação direta utilizamos as aspas e, claro, o nome de que proferiu tal frase.
Ex: Como dizia Ferreira Gullar, “a arte existe porque a vida não basta”.
Já a citação indireta nós parafraseamos a fala de alguém, ou seja, utilizamos nossas palavras para explicar o que foi dito por outra pessoa. Neste caso, não usamos aspas, mas também precisamos indicar o nome de quem é o autor de tal discurso.
Ex: Assim como diz a famosa frase do célebre poeta Ferreira Gullar, a arte foi criada pela necessidade de dar um sentido mais amplo à vida, além do duro destino de nascer, crescer e morrer. 
Por que citação é tão relevante na redação ENEM? A citação torna-se tão importante, pois com ela o aluno consegue deixar claro sua capacidade de relacionar suas ideias com a fala de alguém com notório conhecimento em dado assunto. Além de trazer mais embasamento ao texto, que deixar de estar baseado apenas no que o aluno acha sobre o tema, mas também no que ele consegue refletir e relacionar com a realidade que o cerca.
Aqui vai um passo a passo de como usar uma boa citação:
Citação não é uma obrigatoriedade, mas caso você queira dar esse toque especial em seu texto considere:
  • Escolha uma citação que esteja consoante com a ideia que você quer defender.
  • Não insira uma citação só para dizer que colocou citação no seu texto, esteja certo de que ela está somando e que não está deslocada.
  • Evite usar citações na conclusão da redação. Esse uso prejudica a coesão do seu texto, já que na conclusão não há espaço para explanar ideias,
  • Você pode iniciar o texto com citação, desde que esteja muito certo dos argumentos que vai utilizar relacionados a ela.
  • O momento mais indicado para colocar uma citação é no desenvolvimento do texto, deixando a citação alinhada aos seus argumentos, endossando suas ideias.
Com essas dicas, você já está mais do que apto pra decidir o que combina mais com o seu texto!

Nenhum comentário: