NO INICIO DO BLOG

6 de dezembro de 2014

UFRGS - dicas de estudo de professores


Na reta final para a UFRGS, professores recomendam foco na revisão sem pisar fundo no acelerador com assuntos muito cansativos

04/12/2014 | 10h18
A um mês do vestibular da UFRGS, confira um calendário de dicas Fraga/Arte ZH
Foto: Fraga / Arte ZH
Dezembro chegou, e o período de festas e folgas vem junto – até para os vestibulandos. A exatamente um mês do início das provas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ainda dá tempo de estudar, mas o foco agora deve estar muito mais na revisão do que no aprendizado. E, nas poucas semanas que faltam até o vestibular mais concorrido do Estado, a recomendação dos professores conflui em dois pontos: aproveite o último mês do ano para descansar, mas leve os livros consigo!
ZH Vestibular apresenta, abaixo, um calendário para quem está contando os dias até a largada para as provas. Com 31 dicas espalhadas entre todas as matérias, o objetivo é nortear os estudantes sobre os assuntos mais cobrados em cada teste, ajudando você a se concentrar no que é mais importante.
Professores que colaboraramRegis Gonzaga, Filipe Oliveira, Vanderlei Vicente, Fábio Vasques, Ávila Oliveira, Patrícia Zanella e Saul Chervenski, do Grupo Unificado; Angela Bono, do Objetivo; Anderson Sid, do Fênix; Paulo Silva, do Universitário, e Alexandre Schiavoni, do Anglo.​
Ainda que considerem manter a rotina de estudos um passo fundamental para a aprovação, os professores, em geral, recomendam que ninguém deixe de lado as celebrações de fim de ano para ficar na companhia dos livros. Natal e Ano-Novo são datas para comemorar, e não faz mal abstrair do ritmo do vestibular por alguns dias.
– Não é o caso de largar tudo, mas é bom tirar um pouquinho o pé do acelerador para chegar bem, física e mentalmente, na prova – avalia Saul Chervenski, professor de geografia no Unificado. – O ideal é não correr atrás de temas muito cansativos, mas se concentrar naqueles que se possa estudar de maneira rápida e eficaz.
Com adoção do Sisu, concorrência aumentaO vestibular da UFRGS vem com algumas novidades. Será a primeira vez que a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá determinar, sozinha, o ingresso de estudantes na universidade – isso porque 30% das vagas em 2015 serão reservadas para alunos aprovados via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). E o resultado na prova do Ministério da Educação continua podendo incrementar a média harmônica na instituição federal.
Se a adoção do Sisu aumenta a concorrência (há quase o mesmo número de candidatos e 2.196 vagas a menos), significa também que os candidatos passam a contar com mais uma opção de acesso ao Ensino Superior. E nada impede que muitos concorram a uma vaga duas vezes: pela nota no vestibular e via programa de seleção unificada. Mas como as notas do Enem só serão divulgadas em janeiro, não vale a pena contar com um grande resultado e deixar de lado os estudos agora.
O CONCURSO
Provas: de 4 a 7 de janeiro de 2015

Primeiro dia: Física, Literatura e Língua Estrangeira (inglês ou espanhol)
Segundo dia: Português e Redação
Terceiro dia: Biologia, Química e Geografia
Quarto dia: História e Matemática

Horário de início: 8h30min
Duração das provas: 4h30min 
Sitevestibular.ufrgs.br

Nenhum comentário: