NO INICIO DO BLOG

24 de outubro de 2017

DICA

Não sei escrever sobre esse tema, e agora?
Eu estava aqui pensando. Como estar pronto para qualquer tema que possa cair no ENEM? 
Essa é uma das grandes dores de cabeça de quem vai fazer as provas do ENEM.  Imagina só: você treina redação o ano inteirinho e na hora de fazer o ENEM cair exatamente um tema que você não tem ideia de por onde começar a escrever. Melhor nem pensar nisso! Vamos te ajudar a não passar por essa aflição. 

Primeiro, independente do tema da Redação ENEM, na prova vai ter textos de apoio. Assim, tem como colher dados e informações sobre o assunto, ou se você estiver realmente muito perdido, saber minimamente sobre o que se trata. Porém, tenha cautela: não reproduza trechos dos textos de apoio, eles servem apenas para elucidar sobre o assunto. Isso vai resultar num desconto bem gordo da sua nota. As linhas da cópia serão descontadas das linhas totais, então você pode zerar sua redação por ela não ter o número mínimo de linhas exigido pelo INEP, que são 7.
Então, você já pode ficar tranquilo, pois o tema de redação ENEM não cai de paraquedas. Muito pelo contrário, ele é diretamente relacionado a questões do nosso dia a dia e a assuntos que estão em destaque naquele ano. São problemas sociais muito discutidos nos jornais e televisão.  Portanto, vale uma dica que serve tanto para o ENEM, quanto para qualquer outro vestibular ou concurso público: esteja atento aos assuntos debatidos nas mídias. Seja nos jornais, revistas, redes sociais, novelas ou séries.
Não tenha medo de ser o rei da problematização: analisar e criticar tudo ao seu redor pode até ser um saco pra quem convive com você, mas vai ser uma mão na roda na hora de construir a argumentação da sua produção.
Participar daquela discussão no facebook também te dá uma oportunidade de trabalhar mais a sua retórica. Claro, quando há sentido na discussão. Cuidado com notícias falsas e discursos de ódio.
Em geral, os temas do ENEM tem a ver com os direitos humanos. Um passo pra saber o que pode cair no ENEM é estar a par das discussões levantadas por grupos preocupados com esses direitos.
Se mesmo assim você achar que ficaria mais seguro se tivesse “um suporte a mais” na hora de escrever a sua redação ENEM, vou te dar mais uma dica de um exercício pode ser feito no rascunho da prova. Escreva o tema da redação em um rascunho, e comece a listar tópicos relacionados a ele, como no exemplo:
Tema: A mulher negra no Brasil; 
1) Famosos que estão abordando o tema atualmente; 
2) Mulher negra e o Carnaval;
3) Como a publicidade influencia os padrões de beleza;
4) Expressões racistas impregnadas em nosso vocabulário;
5) A diferença entre os papéis de atrizes negra e atrizes brancas nas novelas brasileiras;
6) A ausência dos negros nas universidades ou em cargos de destaque;
7) Mulheres negras que conquistaram o seu espaço;
Em seguida, selecione tópicos que você se sente mais à vontade para escrever. Tente lembrar de uma música ou de uma reportagem relacionada aos tópicos listados, o que vai ajudar a escolher as informações que vão compor a argumentação. Organizando suas ideias e o repertório de abordagens que você pode trazer para o seu texto, você estará mais tranquilo e preparado para desenvolver a redação.

Nenhum comentário: