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20 de outubro de 2017

LIBERADO O LOCAL DA PROVA ENEM 2017


Conforme o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio, pontualmente às 10h da manhã desta sexta-feira (20) foi liberada a consulta ao local de prova do Enem 2017, que está disponível por meio do cartão de confirmação da inscrição digitalizado.
Além do endereço, bloco e sala da unidade educacional em que o estudante fará o exame nos dias 5 e 12 de novembro, o documento virtual também informa o número de inscrição, a data, hora, opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados pelos candidatos.
A consulta pode ser feita por meio do Aplicativo Oficial do Enem 2017 na referida aba, desde que o candidato tenha o app atualizado. Quem não possui a aplicação pode baixar a última versão para as plataformas móveis Android ou iOS (iPhones) aqui. Já o acesso ao local pela web (computador) deve ser feito seguindo os passos abaixo. Confira.
  1. Acesse a página do participante no sistema do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais;
  2. Entre no sistema com o número do CPF e senha cadastrados nas inscrições do Enem 2017. Quem esqueceu a senha poderá recuperá-la seguindo as orientações na seção abaixo;
  3. Logo após logar na sua área o aluno deverá ler com atenção um comunicado do Inep sobre Declaração de Comparecimento, esclarecendo os procedimentos para aqueles que necessitarem comprovar presença na prova, para então visualizar o cartão de inscrição e o local de prova, conforme imagem abaixo.
    Imagem: Reprodução / Portal G1
O instituto alerta que a apresentação do cartão de confirmação da inscrição não é exigida para entrada nos locais de prova nas datas de aplicação, entretanto orienta a impressão do documento para que o candidato tenha em mãos o endereço, complemento e outras informações referentes a sua inscrição.
Além disso, o Inep também recomenda que todos os participantes visitem a instituição onde farão o Enem 2017 com antecedência, bem como busquem informações a respeito de trânsito e horários de transporte público nos dias do exame, evitando imprevistos.

Como Recuperar a Senha do Enem 2017

Quem perdeu o esqueceu a senha não conseguirá visualizar o cartão de confirmação de inscrição e consequentemente seu local de prova, pois tais informações estão disponíveis somente pela internet. Confira a seguir as diferentes formas de recuperação e o passo a passo de cada uma delas.

Pelo E-mail

  1. Entre a página do participante;
  2. Preencha o campo com o CPF, selecione a imagem indicada e clique no link “Esqueci minha senha”;
  3. Confira se possui acesso ao e-mail informado (alguns caracteres estarão escondidos), escolha a imagem solicitada e clique em “Enviar nova senha por e-mail”;
  4. Acesse sua caixa de entrada, procure pela mensagem do Inep e siga novamente os passos do início da matéria, completando o campo da senha com aquela enviada pelo Inep.

Pelo Celular

  1. Acesse o sistema de login do Inep;
  2. Preencha o campo com o CPF, selecione a imagem indicada e clique no link “Esqueci minha senha”;
  3. Na segunda tela que mostra seu CPF e e-mail, escolha a imagem solicitada e vá na opção “Não tenho acesso a este e-mail”;
  4. Confirme que o número de seu celular está correto e vá em “Enviar senha por SMS”;
  5. Busque na caixa de entrada de mensagens de texto de seu celular a nova senha enviada pelo sistema. Logo depois retorne a página do participante e faça o acesso com seu CPF e nova senha.

Recuperação para Quem Não Tem Acesso ao E-mail Nem Celular

Aquele estudante que não tiver acesso ao e-mail nem celular deverá seguir as orientações a seguir.
  1. Na página do participante, informe o CPF, selecione a imagem indicada e clique no link “Esqueci minha senha”;
  2. A seguir, escolha a imagem solicitada e vá na opção “Não tenho acesso a este e-mail”;
  3. Na sequência, clique novamente na imagem e escolha “Não tenho acesso a este telefone celular”;
  4. Na última tela, preencha todos os campos em branco alterando seus dados de contato e depois clique no botão “Salvar novos dados de contato e enviar nova senha”;
  5. Uma mensagem de “Dados confirmados com sucesso” será exibida. Uma notificação será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição informando detalhes da alteração. Uma senha temporária será enviada para o e-mail recentemente cadastrado para acesso ao sistema.
Em caso de problemas no processo de recuperação, como não receber as mensagens de e-mail/SMS ou não conseguir completar os campos para quem não tem acesso nem ao e-mail nem ao celular, será necessário entrar em contato com o atendimento do Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800-616161. A ligação é gratuita e deverá ser realizada de um telefone fixo.

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