Conforme o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio, pontualmente às 10h da manhã desta sexta-feira (20) foi liberada a consulta ao
local de prova do Enem 2017, que está disponível por meio do
cartão de confirmação da inscrição digitalizado.
Além do endereço, bloco e sala da unidade educacional em que o estudante fará o exame nos
dias 5 e 12 de novembro, o documento virtual também informa o número de inscrição, a data, hora, opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados pelos candidatos.
A consulta pode ser feita por meio do Aplicativo Oficial do Enem 2017 na referida aba, desde que o candidato tenha o app atualizado. Quem não possui a aplicação pode baixar a última versão para as plataformas móveis Android ou iOS (iPhones)
aqui. Já o acesso ao local pela web (computador) deve ser feito seguindo os passos abaixo. Confira.
- Acesse a página do participante no sistema do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais;
- Entre no sistema com o número do CPF e senha cadastrados nas inscrições do Enem 2017. Quem esqueceu a senha poderá recuperá-la seguindo as orientações na seção abaixo;
- Logo após logar na sua área o aluno deverá ler com atenção um comunicado do Inep sobre Declaração de Comparecimento, esclarecendo os procedimentos para aqueles que necessitarem comprovar presença na prova, para então visualizar o cartão de inscrição e o local de prova, conforme imagem abaixo.
Imagem: Reprodução / Portal G1
O instituto alerta que a
apresentação do cartão de confirmação da inscrição não é exigida para entrada nos locais de prova nas datas de aplicação, entretanto orienta a impressão do documento para que o candidato tenha em mãos o endereço, complemento e outras informações referentes a sua inscrição.
Além disso, o Inep também recomenda que todos os participantes visitem a instituição onde farão o Enem 2017 com antecedência, bem como busquem informações a respeito de trânsito e horários de transporte público nos dias do exame, evitando imprevistos.
Como Recuperar a Senha do Enem 2017
Quem perdeu o esqueceu a senha não conseguirá visualizar o cartão de confirmação de inscrição e consequentemente seu local de prova, pois tais informações estão disponíveis somente pela internet. Confira a seguir as diferentes formas de
recuperação e o passo a passo de cada uma delas.
Pelo E-mail
- Entre a página do participante;
- Preencha o campo com o CPF, selecione a imagem indicada e clique no link “Esqueci minha senha”;
- Confira se possui acesso ao e-mail informado (alguns caracteres estarão escondidos), escolha a imagem solicitada e clique em “Enviar nova senha por e-mail”;
- Acesse sua caixa de entrada, procure pela mensagem do Inep e siga novamente os passos do início da matéria, completando o campo da senha com aquela enviada pelo Inep.
Pelo Celular
- Acesse o sistema de login do Inep;
- Preencha o campo com o CPF, selecione a imagem indicada e clique no link “Esqueci minha senha”;
- Na segunda tela que mostra seu CPF e e-mail, escolha a imagem solicitada e vá na opção “Não tenho acesso a este e-mail”;
- Confirme que o número de seu celular está correto e vá em “Enviar senha por SMS”;
- Busque na caixa de entrada de mensagens de texto de seu celular a nova senha enviada pelo sistema. Logo depois retorne a página do participante e faça o acesso com seu CPF e nova senha.
Recuperação para Quem Não Tem Acesso ao E-mail Nem Celular
Aquele estudante que não tiver acesso ao e-mail nem celular deverá seguir as orientações a seguir.
- Na página do participante, informe o CPF, selecione a imagem indicada e clique no link “Esqueci minha senha”;
- A seguir, escolha a imagem solicitada e vá na opção “Não tenho acesso a este e-mail”;
- Na sequência, clique novamente na imagem e escolha “Não tenho acesso a este telefone celular”;
- Na última tela, preencha todos os campos em branco alterando seus dados de contato e depois clique no botão “Salvar novos dados de contato e enviar nova senha”;
- Uma mensagem de “Dados confirmados com sucesso” será exibida. Uma notificação será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição informando detalhes da alteração. Uma senha temporária será enviada para o e-mail recentemente cadastrado para acesso ao sistema.
Em caso de problemas no processo de recuperação, como não receber as mensagens de e-mail/SMS ou não conseguir completar os campos para quem não tem acesso nem ao e-mail nem ao celular, será necessário entrar em contato com o atendimento do Ministério da Educação (MEC) pelo
telefone 0800-616161. A ligação é gratuita e deverá ser realizada de um telefone fixo.
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