NO INICIO DO BLOG

31 de outubro de 2017

Veja Itens Obrigatórios e Proibidos no Enem 2017


O momento tão aguardado chegou. Após praticamente 11 meses de preparação, os candidatos finalmente irão encarar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio nos próximos dois domingos, em 5 e 12 de novembro. A menos de 5 dias das provas, você o quais itens são obrigatórios e proibidos para levar nos dias do Enem 2017? Confira a resposta na sequência deste artigo.

Itens Obrigatórios no Enem 2017

Caneta de Tinta Preta e Material Transparente

Na hora das provas é imprescindível que o candidato apresente caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em corpo transparente. É importantíssimo atentar para esse que será o único material utilizado na realização do exame (para o preenchimento do cartão resposta – gabarito – e da folha de redação), pois não serão aceitas canetas de outras cores e nem com corpo que não seja incolor.

Documento de Identificação Pessoal com Foto

Para acesso a sala de aplicação o participante deverá apresentar um documento de identificação pessoal com foto. Além da carteira de identidade (RG), serão aceitos o passaporte e carteira nacional de habilitação (CNH), desde que recentes.

Itens Proibidos no Enem 2017

Outros Materiais Escolares

De acordo com o Edital do exame, não será permitido realizar as provas com outros materiais escolares como lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais impressos e anotações.

Dispositivos Eletrônicos

Também é proibido o uso de quaisquer dispositivos eletrônicos, como calculadora, relógio, aparelho celular, ponto eletrônico, tabletsipods, gravadores, pen drive, mp3 ou similares, alarmes, chaves, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

Outros Itens e Acessórios

Não serão aceitos também óculos escuros e artigos de chapelaria como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
Vale esclarecer que, no caso de comparecerem ao exame com quaisquer dos objetos listados como itens proibidos, os candidatos deverão depositá-los no porta-objeto diante do fiscal antes do ingresso na sala de provas. No caso de dispositivos eletrônicos, os mesmos deverão ser desligados antes de recolhidos.

Itens Alternativos

Conforme as regras, os participantes poderão levar alimentos (lanches, salgados, doces, água, suco etc.), em caráter optativo, lembrando que todos serão vistoriados pelo fiscal logo na entrada. A recomendação de especialistas é para que os estudantes levem água e alimentos leves para não prejudicar a realização do Enem.

Nenhum comentário: