NO INICIO DO BLOG

14 de março de 2010

Comentando Uma Redação

Tema - Restringir a propaganda de bebidas alcoólicas diminui o consumo?
Esse trabalho tem como objetivo ajudar a todos com restrições ou que tenham pavor em escrever. Jamais será realizado a fim de constranger alguém. Postar as redações de candidatos faz com que se observe os erros e seja um auxiliar para melhorar a escrita.
Título - O jovem e sua perdição
Lembrem-se de que o título e o texto andam juntos, logo o candidato vai discorrer sobre algo que seja a perdição do adolescente.
Introdução
Com a restrição da propaganda de bebidas alcoólicas o consumo dessa bebida deveria diminuir, mas isso não ocorreu.
Lança o assunto, sabendo, de antemão, que o assunto é hipotético, porém a colocação dá-nos a entender que isso ocorre. Percebe-se a mistura das pessoas verbais "deveria diminuir" "ocorrer". Além disso, o uso dos demonstrativos, de colocação e concordância não são respeitados.
Primeiro porque qualquer pessoa pode ir ao mercado para comprar e outro método que propaga isso são bares e boates que vendem bebidas para qualquer um.
Teses pobres, pois vai argumentar sobre a restrição da propaganda que poderia restringir o consumo e qualquer um pode adquirir bebida alcoólica. A colocação dessas teses na introdução dá-se "por primeiro; por segundo;" algo terrível em um contexto, porque se entende que há falta de informações, é algo discutível.
Primeiro desenvolvimento
A venda de bebidas alcoólicas em mercados deveria ser mais controlada, pelo fato de que qualquer pessoa maior de dezoito pode comprar e vender para menores. Para isso não ocorrer eles deveriam fazer um lugar separado onde só entra adulto, assim eles não veriam as bebidas podendo controlar um pouco o problema.
O tema trata da restrição da propaganda quanto à venda de bebidas alcoólicas. Vejam que o candidato argumenta em torno da venda e que qualquer um pode adquirir tais bebidas. Houve um tangenciamento e total esquecimento de retomar o título. Outro fator: como as teses foram mal formuladas há o comprometimento geral do texto.
Segundo desenvolvimento
Outro meio que também propaga esse vício são os bares e as boates que expõem e vendem livremente as bebidas para os jovens. Se cada dono de um estabelecimento fosse se conscientizar e não vender mais produtos a base de álcool tudo poderia ir solucionando o problema.
Não há argumentação sobre o tema, houve total esquecimento do que deveria defender; RESTRINGIR A PROPAGANDA ....Além disso, erros de concordância, regência, pontuação são evidentes. Interpretando o que escreveu, observa-se que parafraseia o primeiro parágrafo.
Conclusão
Se houvesse um controle rígido em cima de mercados e bares esse quadro poderia mudar, onde o jovem só encontraria isso em festas, mas não seria mais tão grave o problema. Porque todos tomariam conciência do problema e parariam de consumir tanto, tornando um mundo melhor para todos.
O tema foi totalmente esquecido, não houve planejamento. Além do que, o candidato escreve de maneira cíclica, não há progressão argumentativa , mesmo tendo havido fuga textual. Erros ortográficos, morfológicos, sintáticos são evidentes em todo o texto.
GURIZADA: LEITURA EIS A QUESTÃO !!!!!!!!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

ASUHAUSHUAHSUAS