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18 de março de 2010

Comentando uma redação

Título
Desigualdade ou Preconceito? - Observem que o título e o texto andam juntos.
O sistema de cotas foi incluído nas universidades a fim de beneficiar indígenas, descendentes negros e portadores de deficiência física. - A candidata introduz o assunto - E entre tantas especulações sabemos que essas cotas não passam de retórica, pois nunca são preenchidas e que tais inclusões deveriam ser admitidas através do conhecimento que cada um deve demonstrar a fim de ocupar ou ingressar no sistema de cotas. Introdução- teses claras-planejamento eficiente.
O sistema trouxe muitos benefícios para aqueles que realmente necessitam e sabem que devem ser excelentes alunos, logo bons profissionais. No entanto, dizer que a vaga foi preenchida por haver desigualdade ou preconceito é complicado. Isso jamais pode ocorrer a não ser que se possua um nível de conhecimento que o faça merecer seu ingresso em uma universidade. Como dizia Lao Tzu " grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos, assim como será difícil definir se atos de desigualdade e preconceito ocorram. O sistema de cotas se beneficiasse realmente quem sabe e quer a preocupação é meramente proporcional naquilo que acreditamos, justiça. Sabedouros de que uma maioria busca burlar a lei para conseguir algo, às vezes, somos acometidos de que nada funciona no Brasil . Claro,não podemos generalizar, pois há bons alunos ocupando essas vagas o que nos traz um alento de que nem tudo seja de todo um mal ou que constranja os que foram privilegiados nessa conquista pelo conhecimento.
"Penso, logo existo" segundo um filósofo, já está ultrapassado, porque além de pensar precisamos ser criativos,buscar na arte do conhecimento a tão sonhada vaga em uma universidade é a meta e não por desigualdade ou preconceito. Caso isso ocorra estamos realmente implantando atos de racismo e de exclusão em nosso sistema educacional. Agora, merecer através da garra, da labuta, inclui-nos no patamar de uma busca merecedora, sem necessitar de "cotas" para crescermos como profissionais. Tema - O sistema de cotas, nas universidades, torna a sociedade mais justa?
A aluna escreve o texto em três parágrafos e consegue argumentar sobre o tema, sem esquecer das teses, do título. Há coerência e coesão textual.

Um comentário:

Zaqueu Duarte disse...

concordo com autora do texto porem eu ainda acho que cotas para universidade deveriam ser para alunos que estudam em escolacas publicas de baixa renda...
zaqueu duarte