NO INICIO DO BLOG

28 de março de 2010

Cultura: símbolo de um povo desenvolvido

A educação, em países desenvolvidos, sempre foi prioridade, pois fato é que progrediram de forma acentuada, não sendo necessária a imposição de regras para que o crescimento ocorresse de forma natural. Cultura é a palavra chave. No Brasil, somos subjugados, não somente o professor, mas a quem se faz necessário o acesso à cultura. Como? Crianças, em idade escolar, ou precisam batalhar para sobreviver, pois vêm de uma família desestruturada, com muitos irmãos, pais sem emprego, alcoólatras, e por aí vai.
Cultura a fim de se ter consciência de que não terão como arcar com o sustento da família que constituíram e, o povo, que paga os impostos, já não aguenta sustentar quem não trabalha. Falo daqueles que culpam o governo por qualquer ato que cometem. Até mesmo quando emporcalham o próprio local em que vivem, e os problemas não são de quem os fez. Cultura para ter discernimento de que até a natureza precisa de pessoas com cultura para sobreviver individual e coletivamente.
Agora, se depender dos políticos dificilmente há de se ter reversão de tais fatores. Por quê? Não existe interesse nenhum que a educação seja priorizada, até por que os que tiverem acesso a ela poderão repensar em quem vão votar, e isto é o que menos querem: acesso à cultura. Qual o problema? "Meus filhos nem estudam por aqui."A retórica vai continuar, ano político, e as mazelas cada vez maiores. Mas, reafirmo sem educação estamos voltando na escadaria do tempo, descemos tanto que nem degraus muitos têm para sentir alguma segurança.
Valorizar o professor é o primeiro passo de qualquer projeto que está sendo elaborado.Cansamos de sofrer, de sermos chacota social, de sermos responsáveis por filhos sem estrutura de um país que prioriza salários de parlamentares, do judiciário, que coloca em bolsas o "marketing" para as próximas eleições, deixando de lado o principal: cultura ao povo, luta incessante para melhorar um país que já não tem degraus para amparar-se. Educação, símbolo de salário justo a quem transmite desenvolvimento através do conhecimento. Precisamos voltar nos degraus do tempo e, isso só com cultura, muita cultura. Marlene Carlini

Nenhum comentário: