NO INICIO DO BLOG

21 de março de 2010

Tema de redação 2010

Existem inúmeras maneiras de viver o cotidiano. Dentre elas, destacam-se duas que se assemelham pelo menos quanto ao objetivo: prometem melhorar a nossa vida. Uma defende o retorno à simplicidade. A outra, o uso da explosão tecnológica.
De um lado, a valorização do simples surgiu como reação ao culto ao consumo e ao excesso. As pessoas estão se dando conta de que o ter não está mais preenchendo as necessidades. Nos Estados Unidos, há um movimento chamado "down tech",que se refere à tendência de as pessoas fazerem o mínimo para conquistar o que desejam: se você quer um celular só para telefonar, não precisa comprar um que tenha câmera e outros acessórios, por exemplo.
Há várias atividades, gestos e atitudes que podem fazer parte da hora, ou dos minutos, sagrados do dia,como, em 30 segundos, beijar ou elogiar, ou, em um minuto, comer chocolate ou soltar os braços.Esse estilo de vida marca presença mundialmente, em diversas esferas. Nas livrarias, há o aumento de revistas e livros de autoajuda sobre saúde, equilíbrio e qualidade de vida. Na decoração, estão em alta móveis rústicos e objetos de forma simples. Nos supermercados, cresceu a oferta de alimentos saudáveis, livros de agrotóxicos, gordura trans e outras substâncias químicas. Ao mesmo tempo, nunca pegou tão bem cozinhar.
Por outro lado, há uma explosão tecnológica, que pode ser resumida em um conceito: se há um problema, logo surge uma solução engenhosa. Ou seja, graças à eletrônica e à criatividade, vive-se a idade de ouro dos produtos para equacionar as necessidades do dia a dia, os quais saem da igualmente da prancheta dos projetistas das grandes corporações e da garagem dos inventores de fundo do quintal.
Muitos fatores contribuem para criar tantas utilidades. Uma geladeira pode ser um item desprezado na cozinha, mas, equipada com um software para gerenciar o consumo de energia e uma tela de LCD, retoma o posto de vedete, por exemplo. Assim, a inclusão de recursos digitais em velhos dispositivos e a convergência de tecnologias são elementos que contribuem para renovar o fluxo de produtos e necessidades. E aparece aqui o celular novamente: não basta MP 11.....Para não cair na vala comum da adolescência, é preciso incorporar um programa GPS...a capacidade de receber, transmitir e-mail e oferecer alguns recursos de edição.
A partir das informações e do conhecimento da realidade a sua volta, escreva uma redação de caráter dissertativo abordando a seguinte questão: Para você, qual estilo oferece mais qualidade de vida: o da simplicidade ou o da explosão tecnológica? ( tema adaptado)

Nenhum comentário: