NO INICIO DO BLOG

25 de março de 2010

Peies - UFSM

tema de redação PEIES
Observe um trecho da canção "Epitáfio", dos Titãs
Deveria ter amado mais
ter chorado mais
ter visto o sol nascer
devia ter arriscado mais
até errado mais ter feito que queria fazer
queria ter aceitado as pessoas como elas são
cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração.
Redija um texto dissertativo-argumentativo com a sua posição; apresente considerações que justifiquem as suas escolhas, comente as atitudes que você poderia ter tomado ou deixado de tomar e as decisões que deveriam ser seguidas, para que o resultado pudesse ser positivo em sua vida.
Analise um bom texto sobre o tema do PEIES
Arrependimento: de regresso ao passado à experiência para o futuro (título)
É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há."O trecho da consagrada música de Renato Russo deixa evidente a mais inevitável experiência do ser humano: o arrependimento. A música, para mim, não só remete ao fato de querer retornar ao passado, mas à certeza de que erros não poderão ser reparados e é preciso aprender a lidar com eles.
William de Shakespeare dizia"As pessoas com que mais nos importamos na vida nos são tomadas muito depressa. Por isso, devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pois pode ser a última vez que as vejamos."É exatamente essa situação em que me enquadro. No início deste ano perdi meu avô paterno, uma pessoa que dedicou toda sua vida à família, preocupado sempre em transmitir bons valores, o maior exemplo de amor e honestidade que já tive. Por morarmos em cidades diferentes há 8 anos, a saudade sempre esteve presente na minha vida, no entanto minhas visitas a ele não eram frequentes, hoje me arrependo, pois nossa distância já não pode ser medida em quilômetros, e a saudade não poderá ser amenizada com uma visita no fim de semana.
Arrependimentos são constantes em nossas vidas, por mais experientes que nos tornemos,sempre haverá ocasiões em que vamos "querer voltar atrás". Contudo,não devemos viver somente desses, e sim aprender com eles. Meu arrependimento em relação a meu avô transformou-se em uma experiência boa, e agora, aproveito intensamente os momentos que passo ao lado das pessoas que mais amo.
Talvez o poeta inglês e o compositor brasileiro não tenham nada em comum, entretanto, seus conselhos representam momentos inesquecíveis na minha vida. Sendo assim, sigo meu caminho, mas não deixo para trás os arrependimentos e, sim, levo-os comigo para que experiências errantes passem a exemplos cruciais, afim de que eu não volte a cometer erros de antes.
Gostaria que observassem o título, os argumentos, as citações, a conclusão e, principalmente, a pessoa verbal que o candidato utiliza. Essa possibilidade, a primeira pessoa, permite, pois o tema pede "... suas escolhas...atitudes que você poderia ter tomado..."Correto ao empregá-la, porque o tema deixa em aberto isso.

Nenhum comentário: