NO INICIO DO BLOG

29 de março de 2010

Como começar uma redação

Todo texto pode iniciar com uma afirmação em relação ao tema e as teses. Isso basta, pois são 5 a 6 linhas, porém se tivermos dúvida, eis exemplos práticos de como começar um texto. Exemplos retirados de redações elaboradas por vocês.
1 Por definição
Tema - Violência urbana
"Violência é toda ação marginal que nos atinge de maneira irreversível: um tiro que nos é dado, um assalto sem que esperamos, alguém que conhecemos e perde a vida inesperadamente. Esse é o cenário presenciado por muitos brasileiros na sociedade contemporânea." Observe que o aluno apenas define a palavra central do tema: violência, Tentem isso.
2. Frase nominal
tema : Aborto: fazer ou não?
Aborto. Esse é um tema que já deixou de ser religioso e passou a ser questão de saúde pública. Recentemente questionou-se a lei que considera crime a maioria dos abortos no Brasil, exceto em casos de estupro e riscos de morte para a mãe. Uma terceira possibilidade a inclusão dos casos de anomalia. Mas acredito que basta, os demais devem ser considerados crimes, já que existem outra formas de se evitar uma gravidez. Vejam, dizemos frase nominal , porque o aluno inicia com um nome (substantivo)
3. Relato (história)
Tema : O jovem como parte da evolução política, apatia ou falta de confiança?
" Durante a década de sessenta, auge da Ditadura Militar no Brasil, jovens costumavam organizar passeatas para protestos contra o regime político. Isso era fruto do desejo de fazer da evolução do país e do ideal revolucionário da própria idade. Infelizmente são fatos apenas guardados na memória de alguns brasileiros, pois essa área já não desperta interesse na maioria dos jovens do novo milênio." Gostaria que sempre que houvesse uma interrelação tema e história, que não esquecessem de aplicar no texto, como o fez esse aluno.
4. Citação A MODA DO MOMENTO: NÃO ESQUEÇAM !!!!!
Tema: Prática de apelidos maldosos
No colégio interno me chamavam de "maricas", talvez desse fato resultou toda a perplexidade da minha vida. Essa frase do personagem "Sergio" do livro "O ateneu"exemplifica uma prática bastante comum entre os adolescentes nas escolas: apelidar maldosamente os colegas. Infelizmente, nas salas de aula, palavras como: por favor, com licença e obrigado perderam espaço para "urubu, Olívia Palito e Anão de jardim". esse desrespeito no modo de tratamento só traz aspectos negativos para a convivência escolar e desarmoniza sentimentos como a amizade, indubitavelmente necessárias à juventude. Sabem que a citação não pode ocupar mais de duas linhas do desenvolvimento ou da introdução e mesmo da conclusão.
6. Outro de citação
tema - Quais os traços que melhor caracterizam o povo brasileiro?
" Segundo o refrão da música " Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza (...)", a religiosidade é uma grande aliada dos brasileiros. O fato é que a fé, existente na maioria da população, justamente por constituirmos um dos países com maior número de católicos do mundo além de inúmeras outras religiões, serve de base para suportarmos tantas injustiças e dificuldades que a vida nos apresenta. Isso estimula o sentimento otimista dos brasileiros, pois depois de tantas crises por que passamos, ainda acreditamos na esperança de melhores condições sociais e econômicas.
7. Fator Histórico
Tema - O Brasil como ele é.
" Com a política do circo e o pão", o Império Romano tentou esconder da população a sua crise social. Hoje, o progresso de algumas áreas no Brasil provoca, muitas vezes, a distração, fazendo esquecer que vivemos num país com altos e baixos índices de violência, desemprego e exclusão. Estamos aplicando a política romana em nós mesmos. Por isso á imprescindível maior força de vontade e sensibilização para que a vitória seja encarada como estímulo a fim de ampliar a luta por um país melhor. Vejam, busca na história um fato e o compara com atual.
8. Comparação
Tema - Dificuldade de escrever.
Faz-se importante destacar que o prazer pela escrita não provém somente do hábito da leitura, mas também da prática de escrever. Pequenos, como exemplo. as provas para a realização da carteira de motorista. Para o candidato passar, não basta que conheça apenas a legislação de trânsito. É por meio de treinamento. Com a escrita ocorre da mesma maneira. O aluno só conseguirá desenvolver uma boa redação a partir do momento em que conciliar leitura e treinamento da mesma. BOA ESSA!!!!!!Vejam COMPARAÇÃO.
Que acharam? Vai ajudá-los? Mas não esqueçam, nada de técnica, sejam "livres", objetivos, leiam muito, muito. Meus agradcimentos à professora Renata do Foton Vestibulares.

Nenhum comentário: