NO INICIO DO BLOG

27 de março de 2010

Não dá para conformar

A melhor razão para ser um cretino no trabalho é que ninguém, é claro, vai ouvir você, apoiá-lo ou abraçar suas ideias, afinal, como você é um cretino como fariam isso?E a melhor razão para ser um capacho é que enquanto você se esforça para ser um sujeito legal, se dar bem com todos e ir com o fluxo, ninguém esperará que você levante e grite"sigam-me", depois de ter uma ideia inovadora. Os dois extremos, o capacho e o cretino, são o refúgio do "cabeça de lagartixa", esse tipo que valoriza o desejo de se conformar e não o de se sobressair.
Conformidade é mais simples de medir, fácil de testar e descomplicada de ensinar. Basta punir o não cumprimento dos deveres, recompensar a obediência e repetir tudo isso depois. Por outro lado, é muito difícil ensinar a algumas dezenas de alunos, trancafiados em uma sala silenciosa, sem cor, sobre como tomar a iniciativa. É muito raro encontrar um professor se gabando disso em uma reunião do conselho escolar. Escolas gostam de ensinar a conformidade. Elas são muito boas nisso.
Para completar, até recentemente os clientes das escolas e dos programas de tranee, que são as empresas que, de fato, contratam trabalhadores, estavam comprando a conformidade aos montes. A iniciativa era uma bandeira vermelha, uma temeridade, e não um bem.
O sentimento que move as pessoas em direção ao cretino ou ao capacho, enfim, à conformação, é o medo. E isso ocorre porque, no meio desses extremos, estão a responsabilidade, a oportunidade e a exigência de que você produza algo importante."Não é meu trabalho"é o refrão reconfortante para quem quer se esconder. É mais fácil se convencer de que"todos eles me odeiam e por isso fazem o que eu digo" do que se comprometer e dar tudo de si.
Os "sustentáculos", aquelas pessoas que são indispensáveis em seu trabalho, também podem ter medo. Mas eles sabem exatamente do que estão medo e fazem algo construtivo sobre o assunto. É a parte mais difícil, e também a parte em que você é recompensado, é entender que às vezes até é melhor usar o bom senso e seguir na linha, mas em outras ocasiões você está se deparando com um medo de ser superado.
Hoje tudo mudou. A economia reescreveu as regras, e as organizações inteligentes procuram solucionadores de problemas inteligentes, e não conformados"cabeças de lagartixa". Tudo é diferente agora. Exceto a parte sobre como é muito mais fácil ensinar a conformidade.
Meus agradecimentos a Seth Godin, especialista em Marketing e autor do livro; Vocês são indispensáveis

Nenhum comentário: