NO INICIO DO BLOG

4 de abril de 2016

Ecercícios Cebraspe - INSS





1) CESPE - 2013 - TJ-DF
A pesquisa indica, ainda, que 30% das pessoas no mundo não pensam sobre o cibercrime, por não acreditarem que poderiam ser vítimas desse tipo de ação, enquanto 21% admitem não tomar quaisquer medidas de segurança quando estão online.

A alteração da flexão de plural do pronome “quaisquer” para a forma singular — qualquer — acarretaria incorreção gramatical ao texto.


 Certo   Errado

ACERTOU! Gabarito: CERTO. A flexão da palavra quaisquer para o singular acarretaria sim erro gramatical, porque ela está concordando com a palavra medidas (que está no pural) logo a forma [qualquer medidas] é incorreta.


2) CESPE - 2008 - SERPRO
“Com ele, ler o mundo tornou-se virtualmente possível, haja vista que sua natureza imaterial o faz ubíquo.”

A flexão de feminino em “haja vista” deve-se à concordância com a palavra feminina “natureza”.


 Certo   Errado




3) CESPE - 2010 - SERPRO
“Os dados reforçam tendências que vêm causando crescente apreensão às autoridades.”

A locução “vêm causando” apresenta concordância de número com o seu respectivo sujeito, “os dados” .


 Certo   Errado

ERROU! Gabarito: ERRADO. [vêm causando] concorda com o termo [tendências]. Isso fica claro devido ao uso do pronome relativo [que] com função de retomar um termo anterior.




4) CESPE - 2013 - CNJ
“De 2006 a 2012, 1,8 milhão de audiências de conciliação foram realizadas.”

Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir “milhão” por “milhões”.


 Certo   Errado





5) CESPE - 2004 - ANVISA
“Mesmo os rejeitos adequadamente dispostos em aterros sanitários geram problemas, já que ocupam terras que poderiam ser usadas para a agricultura, impedem o reaproveitamento de nutrientes pelo solo, contaminam águas subterrâneas, levam à proliferação de animais e insetos transmissores de doenças e exigem um investimento alto.”

O emprego da flexão de plural nas formas verbais “geram”, “ocupam”, “impedem”, “contaminam”, “levam” e “exigem” justifica-se pela mesma razão: a concordância com o sujeito apenas explicitado para a primeira delas e subentendido nas demais.


 Certo   Errado

ACERTOU! Gabarito: CERTO. Mesmo os rejeitos adequadamente dispostos em aterros sanitários geram (quem gera? os rejeitos) problemas, já que ocupam (quem ocupa? os rejeitos) terras que poderiam ser usadas para a agricultura, impedem (quem impede? os rejeitos) o reaproveitamento de nutrientes pelo solo, contaminam (quem contamina? os rejeitos) águas subterrâneas, levam à proliferação de animais e insetos transmissores de doenças e exigem um investimento alto. Fica claro que o sujeito é [os rejeitos].




6) CESPE - 2010 - MPU
“Além disso, cada uma das ideologias em que se fundamentam essas teorias políticas e econômicas constitui uma visão dos fenômenos sociais.”

Na concordância com “cada uma das ideologias”, a flexão de plural em “fundamentam” reforça a ideia de pluralidade de “ideologias”; mas estaria gramaticalmente correto e textualmente coerente enfatizar “cada uma”, empregando-se o referido verbo no singular.


 Certo   Errado





7) CESPE - 2013 - TRT
“Esse ato integra o rol de ações relacionadas à responsabilidade social do tribunal, intensificado a cada gestão.”

O termo “intensificado” está no singular porque concorda com “rol”, mas estaria também correto se colocado no feminino plural — intensificadas —, forma que concordaria com “ações”.


 Certo   Errado





8) CESPE - 2013 - TRT
Os fragmentos que constituem os itens seguintes foram adaptados de trechos de notícias do sítio da OIT na Internet. Julgue-os no que se refere à correção gramatical.

“As conclusões do relatório da OIT sobre desigualdades de gênero estimulam a ampliação das medidas de proteção social destinadas a reduzir a vulnerabilidade das mulheres e incentivam os investimentos em capacitação e educação, bem como a instauração de políticas que favoreçam o acesso ao emprego. O relatório enumera, ainda, uma série de diretrizes políticas para ajudar as comunidades a reduzir os preconceitos de gênero nas decisões relativas ao trabalho e a diminuir as disparidades de gênero no mercado laboral.”


 Certo   Errado





9) CESPE - 2012 - ANAC
“Em 1808, os ventos começaram a mudar. A vinda da Corte e a presença inédita de um soberano em terras americanas motivaram novas esperanças entre a elite intelectual luso-brasileira.”

No trecho “A vinda da Corte e a presença inédita de um soberano em terras americanas motivaram”, o emprego da forma verbal no plural deve-se à presença do artigo “a” antes de “presença”, motivo pelo qual a supressão desse artigo levaria o verbo para a forma singular, mantendo-se, assim, a correção gramatical do trecho.


 Certo   Errado





10) CESPE - 2012 - ANATE
“O número de domicílios que têm apenas telefone celular aumentou. Em decorrência do fenômeno da expansão dos que só têm celular, houve uma diminuição dos telefones fixos.”

A forma verbal “têm” está no plural porque concorda com o antecedente do pronome relativo.


 Certo   Errado

ACERTOU! Gabarito: CERTO. O pronome relativo [que] faz referência a [dos] e esse se refere a [domicílios].







1- Certo
A flexão da palavra quaisquer para o singular acarretaria sim erro gramatical, porque ela está concordando com a palavra medidas (que está no pural) logo a forma "qualquer medidas" estaria incorreta.

2- Errado
HAJA VISTA é sempre HAJA VISTA, ou seja, é uma forma invariável. Não se flexiona. Não precisa, portanto, concordar com a palavra seguinte, como alguns pensam: “…haja visto o problema ocorrido”.

HAJA VISTO só existe como forma verbal quando equivalente a TENHA VISTO: “O caseiro poderá testemunhar a favor do deputado, caso ele realmente haja visto (tenha visto) o encontro dos dois”.

3- Errado
"vêm causando" concorda com o termo "tendências". Isso fica claro devido ao uso do pronome relativo "que" com função de retomar um termo anterior.

4- Errado
A fração 1,8 milhão concorda no singular com o número 1 por isso não pode receber a concordância nominal de “milhões”.

5- Certo 
Mesmo os rejeitos adequadamente dispostos em aterros sanitários geram (quem gera? os rejeitos) problemas, já que ocupam (quem ocupa? os rejeitos) terras que poderiam ser usadas para a agricultura, impedem (quem impede? os rejeitos) o reaproveitamento de nutrientes pelo solo, contaminam (quem contamina? os rejeitos) águas subterrâneas, levam à proliferação de animais e insetos transmissores de doenças e exigem um investimento alto. Fica claro que o sujeito é "os rejeitos ".
  
6- Errado
O verbo concorda com seu sujeito.
Que é que se fundamentam? -> Essas teorias políticas
Logo, a forma verbal “fundamentam” concorda com “Essas teorias políticas” e deve ficar no plural.

7- Certo
Sujeito composto por um substantivo partitivo (rol), o verbo pode concordar no singular com o núcleo do sujeito (rol) ou no plural com o nome plural posposto ao partitivo (de ações).

8- Certo
OBS: Neste caso, os verbos "reduzir" e "diminuir" podem ficar no singular ou no plural pois infinitivo precedido de preposição pode ficar em ambas as formas. Nesse caso, a preposição “a” em “a reduzir” e “a diminuir” introduz objeto indireto do verbo ajudar, que é direto e indireto .

A única exceção ocorre quando a oração estiver na voz passiva (com sujeito sofrendo a ação verbal). Nesse caso, o infinitivo será flexionado obrigatoriamente. Ex: Essas são as tarefas a serem feitas. (A oração está na voz passiva, pois o sujeito "tarefas" sofre a ação de fazer).

9- Errada
Trata-se de sujeito composto, e mesmo que houvesse a supressão do artigo definido, ainda continuaria a ser composto.

10- Certo
O pronome relativo “que” faz referência a “dos” e esse se refere a “domicílios”.




11) CESPE - 2012 - TRE-RJ
“A participação das mulheres em todos os níveis do governo democrático - local, nacional e regional - diversifica a natureza das assembleias democráticas e permite que o processo de tomada de decisões responda a necessidades dos cidadãos não atendidas no passado.”

Se a palavra “atendidas” fosse flexionada no masculino — atendidos —, estariam mantidos a correção gramatical e o sentido original do texto.



 Certo   Errado




12) CESPE - 2012 - TRE-RJ
“O povo a que remete a ideia de soberania popular constitui uma unidade, e não, a soma de indivíduos. Jurídica e constitucionalmente, a representação “representa” o povo (e não, todos os indivíduos). Além disso, não há propriamente mandato, pois a função do representante se dá nos limites constitucionais e não se determina por instruções ou cláusulas estabelecidas entre ele e o eleitorado.”

Os termos nominais “o povo” e “mandato” completam o sentido das formas verbais “representa” e “há”, respectivamente.



 Certo   Errado





13- CESPE - 2012 - Banco da Amazônia
“A evolução dos processos de automação permitiu a instalação dos primeiros caixas eletrônicos no Brasil.”

A forma verbal “permitiu” poderia ter sido flexionada no plural — permitiram —, caso em que concordaria com “processos”.



 Certo   Errado

ACERTOU! Gabarito: ERRADO. Só núcleo partitivo ou coletivo admite a concordância com o termo posicionado após o núcleo do sujeito, e não é este o caso.




14) CESPE - 2012 - MP
“Adam Smith estava certo quando observou que o crescimento aumenta a renda da população e, assim, amplia a capacidade das pessoas de ter acesso a melhores condições de vida.”

A forma verbal “ter”, em “e, assim, amplia a capacidade das pessoas de ter acesso a melhores condições de vida”, poderia ser corretamente empregada também no plural: terem.



 Certo   Errado





15) CESPE - 2012 - MP
“É necessário ponderar, entre outros fatores, o impacto ambiental.”

O emprego da flexão de masculino em “necessário” justifica-se pelo fato de esse vocábulo concordar com a expressão “o impacto ambiental”.



 Certo   Errado




16) CESPE - 2011 - PC-ES
“Também foram anunciados a construção de 19 escolas, obras de contenção de encostas e um programa habitacional orçado em 144 milhões de reais, entre outras medidas.”

A substituição de “foram anunciados” por “foi anunciado” manteria a correção gramatical do texto.


 Certo   Errado





17) CESPE - 2012 - Polícia Federal
“Nesse caso, puxar a corda, afiar a faca ou assistir à execução seria simples, pois a responsabilidade moral do veredicto não estaria conosco.”

Nesse período, como o conector “ou” está empregado com sentido aditivo, e não, de exclusão, a forma verbal do predicado “seria simples” poderia, conforme faculta a prescrição gramatical, ter sido flexionada na terceira pessoa do plural: seriam.


 Certo   Errado





18) CESPE - 2012 - Polícia Federal
“Levantai-vos dessas mesas, saí de vossas molduras, vede que masmorras negras, que fortalezas seguras, que duro peso de algemas, que profundas sepulturas nascidas de vossas penas, de vossas assinaturas!”

A forma verbal “nascidas”, apesar de referir-se a todas as expressões nominais que a antecedem, concorda apenas com a mais próxima, conforme faculta regra de concordância nominal.


 Certo   Errado





19) CESPE - 2008 - TST
“Trabalho demais, agenda cheia, Internet, celular e carros que chegam a mais de 200 km/h transformam o homem moderno numa espécie de Coelho Branco de Alice no País das Maravilhas.”

Se o trecho “e carros que chegam a mais de 200 km/h” fosse retirado do texto, a forma verbal “transformam” deveria ser substituída por transforma.



 Certo   Errado

ACERTOU! Gabarito: ERRADO. Regra geral da concordância verbal com sujeito composto. Trata-se de uma situação em que o verbo concordará com todos os núcleos ao mesmo tempo. Então, a exclusão de um dos núcleos do sujeito não vai ocasionar a mudança da flexão verbal.



20) CESPE - 2011 - BRB
“É possível concluir igualmente que parcela considerável da renda dos brasileiros é destinada ao consumo, sobretudo de bens materiais, como eletrodomésticos, equipamentos para o lar, som e TV (2,71%), comparada com o patamar de 0,05% destinado à aquisição de livros e revistas técnicas. O consumo é também evidenciado ao notar-se que 8,76% da despesa são destinados à manutenção e à aquisição de veículos automotores.”

Os vocábulos “destinado” e “destinados” concordam, respectivamente, com os numerais indicativos de porcentagem que os antecedem: “0,05%” e “8,76%”.



 Certo   Errado







11– Errado
A correção gramatical estaria mantida, visto que "atendidos" passaria a concordar com "cidadãos" e não mais com "necessidades". Porém o SENTIDO original  não seria preservado.


12- Certo
Os dois termos nominais funcionam como complementos diretos dos verbos "representar" e "haver".


13- Errado
Só núcleo partitivo ou coletivo admite a concordância com o termo posicionado após o núcleo do sujeito, e não é este o caso.


14- Certo
Referente: PESSOAS
Preposição: DE
Verbo: TER(infinitivo)

Infinitivo precedido de preposição, com referente no plural, pode ser ou não flexionado.

15- Errado
Mesmo caso das expresses "é proibido", "é preciso", "é bom", "é permitido". Elas permanecem invariáveis em gênero (masculino) e número (singular), quando o artigo "a" não aparecer.

São variáveis apenas se o sujeito estiver determinado por artigo. Ex:
Era proibida a cerveja e o charuto.
Seria necessária a luta da corporação.



16- Errado

Quando o sujeito estiver posposto ao verbo (VERBO + SUJEITO), o verbo pode concordar com o sujeito mais próximo (concordância atrativa) ou ir para o plural, concordando com todos eles (concordância gramatical). Deste modo, usando a concordância atrativa, o correto seria a substituição por “foi anunciada”.



17- Errado

Nos casos de sujeito oracional, o verbo da oração principal deve ficar no singular. Observe que:

puxar a corda, afiar a faca ou assistir à execução = ISSO

ISSO seria simples. (Logo, trata-se de sujeito oracional).



Assim, tendo em vista que se trata de sujeito oracional (neste caso, composto por núcleos verbais no infinitivo), o verbo da oração principal deve ser flexionado no singular.



OBS: O verbo ficará no plural se os infinitivos estiverem determinados por artigo ou se forem antônimos. Ex:

-O andar ou o correr fazem bem à saúde.

-Rir ou chorar se alternam.



18- Errado

A ausência de vírgula após a palavra "sepulturas" evidencia que o particípio não se refere a todas as expressões nominais da enumeração. Observe-se, por oportuno, que não seria adequada a relação desse particípio com a expressão nominal "duro peso das algemas".





19- Errado


Regra geral da concordância verbal com sujeito composto. Trata-se de uma situação em que o verbo concordará com todos os núcleos ao mesmo tempo. Então, a exclusão de um dos núcleos do sujeito não vai ocasionar a mudança da flexão verbal.




20- Errado
A palavra "destinado" concorda com a palavra "patamar". Observe que se mudarmos o percentual para 50%, a palavra "destinado" continuaria no singular.



21) CESPE - 2008 - SERPRO
“Os resultados do progresso científico e tecnológico sejam usados para o fortalecimento da paz e da segurança internacionais.”

Justifica-se a flexão de plural em “internacionais” pela concordância desse adjetivo tanto com “paz” quanto com “segurança”; se a flexão fosse de singular, as regras gramaticais seriam atendidas, mas a clareza do documento seria prejudicada.



 Certo   Errado




22) CESPE - 2011 - IFB
“Fluidos corporais que, na Terra, ficam assentados, sobem para a cabeça, deixando os astronautas com as pernas finas e os rostos inchados, eliminado rugas e fazendo as tripulações parecerem anos mais jovens, ainda que temporariamente.”

A substituição da forma verbal “parecerem” por “parecer” acarretaria prejuízo para a correção gramatical do texto.



 Certo   Errado





23) CESPE - 2011 - TJ-ES
“A cultura da paz é uma iniciativa de longo prazo, que leva em conta os contextos histórico, político, econômico, cultural e social de cada sociedade.”

Com o emprego de “os contextos”, no plural, generaliza-se o significado desse termo, que, em seguida, é especificado por meio do trecho “histórico, político, econômico, cultural e social”; estariam preservadas a coerência e a correção gramatical do texto caso se empregasse o referido termo no singular — o contexto.


 Certo   Errado





24) CESPE - 2011 - TJ-ES
“Aceitar sem discriminação a diversidade é o primeiro passo identificador para a luta em defesa dos direitos humanos.”

Justifica-se a flexão de singular em “é” tanto pelo fato de o sujeito da oração ser oracional quanto pelo fato de o trecho “o primeiro identificador” estar no singular.



 Certo   Errado





25) CESPE - 2011 - STM
“Quando a polícia reage, os vândalos voltam a se misturar à massa de gente que protesta pacificamente, na esperança de, com isso, provocar um tumulto e incitar outros manifestantes a entrar no confronto.”

As formas verbais infinitivas “misturar” e “provocar” poderiam ser corretamente substituídas por suas formas flexionadas, misturarem e provocarem.



 Certo   Errado





26) CESPE - 2011 - Correios
 “A despeito da sucessão de crises financeiras e cambiais que se abateram nos últimos 30 anos sobre os ex-periféricos (agora emergentes), a turma do Fundo Monetário continua a acreditar na fábula dos mercados eficientes”,

Identifica-se erro de concordância verbal e de regência na seguinte reescritura: “Em que pese as sucessivas crises financeiras e cambiais que arremeteram, nos últimos 30 anos, os ex-periféricos (agora emergentes), os integrantes do grupo do FMI seguem persuadidos no conto dos mercados eficientes.”


 Certo   Errado





27) CESPE - 2010 - IPAJM
Assinale a opção em que há desrespeito à norma escrita formal da língua portuguesa quanto ao emprego dos verbos ou à concordância verbal.

a) Enquanto não se oficializam as candidaturas para a eleição da diretoria, multiplicam-se os boatos na associação.
b) Embora houvessem surgido muitas discordâncias entre os postulantes, os servidores aprovaram uma chapa por aclamação.
c) Já se agendaram várias reuniões para que a plataforma dos candidatos seja amplamente divulgada e debatida.
d) O presidente da associação não interveio nos trabalhos por considerar que o processo eleitoral está-se desenvolvendo dentro da normalidade.
e) Se ninguém interpor recurso contra o resultado da eleição, os eleitos serão empossados em poucos dias.






28) CESPE - 2005 - Instituto Rio Branco
“Equivale a um disfarce que permitirá a cada qual preservar intatas sua sensibilidade e suas emoções.”

Como o adjetivo “intatas” está deslocado, seria correta a concordância com o núcleo nominal mais próximo, podendo ele, assim, assumir a forma de singular.


 Certo   Errado





29) CESPE - 2011 - FUB
“A maioria, no entanto, acaba deixando o programa depois dos dois anos previstos.”

Dado o sentido da palavra “maioria”, a forma verbal “acaba” poderia, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, estar flexionada na 3a pessoa do plural.



 Certo   Errado





30) CESPE - 2011 - Correios
Nas opções a seguir, são apresentados trechos adaptados de texto extraído do sítio dos Correios na Internet. Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.

a) Com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, em 1500, surgiu a primeira correspondência oficial ligada ao país. Nessa carta, Pero Vaz de Caminha relatava ao rei de Portugal, com notório entusiasmo, o descortinar de uma nova terra. Com esse acontecimento, eternizado na história brasileira, estava sendo escrita a primeira página da história do correio no Brasil.

b) Os primórdios dos serviços postais no Brasil Colônia reporta ao correio de Portugal e à sua atuação nesse novo território. Durante os primeiros tempos da colonização, os portugueses não dispunha de um sistema postal bem organizado, tendo, às vezes, que recorrer ao de nações vizinhas.

c) Nem a criação do Correio-Mor das Cartas do Mar, em 1673, resolveram o problema de ligação postal entre a nova terra com a metrópole. Assim, a dificuldade na comunicação entre Portugal e o então Brasil Colônia fez com que fosse instituído, definitiva e oficialmente, em 1798, os Correios Marítimos. Anos depois, surgiu a necessidade de se promover a expansão desses serviços para o interior da Colônia.

d) O progresso comercial advindo da chegada da família real no novo mundo abriu caminhos afim de que o serviço postal se desenvolvesse. Esse fato permitiu a elaboração do primeiro Regulamento Postal do Brasil, o funcionamento regular dos Correios Marítimos e a emissão de novos decretos que criassem os Correios Interiores.

e) Com o retorno de D. João VI, a Portugal, houveram períodos bastantes conturbados, que culminou com a independência do Brasil em 1822, quando os Correios desempenhou o importante papel de trazerem informações do Velho Mundo e aglutinarem aqui as forças em prol do rompimento com Portugal.




21- Certo
Adjetivo ligado a dois ou mais substantivos do mesmo gênero e posposto a eles: poderá o adjetivo concordar com o conjunto de substantivos (concordância rígida) ou concordar com o substantivo que lhe está mais próximo (concordância atrativa).

Se a flexão fosse de singular, as regras gramaticais seriam atendidas, mas a clareza do documento seria prejudicada. Com a troca dos termos, somente será possível concluir com que a segurança será internacional, sendo possível considerar que a paz objetivada seja restrita a algum local.


22- Errado
Sujeito acusativo: Quando um verbo no infinitivo ou no gerúndio tiver (1) a ação dependente de verbo causativo (mandar, fazer, deixar, etc.) ou (2) quando tiver a ação recebida por verbo sensitivo (ver, ouvir, sentir, etc.), seu sujeito será denominado de sujeito acusativo. Este poderá ser representado por um substantivo ou por um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, as, nos...), dentre outros, como pronome indefinido (muitos, alguns, etc.). Jamais o sujeito acusativo pode ser representado por um pronome do caso reto (eu, tu, ele...).

Ter a ação dependente de outro verbo significa que a ação só ocorre porque outra ocorreu anteriormente. Ex.: A mãe fez seu filho devolver o objeto a outra criança. Verbo causativo: fazer. Verbo dependente: devolver. Sujeito acusativo: seu filho; Núcleo do sujeito: filho.

No caso da questão: "Fluidos corporais[...] e fazendo as tripulações parecerem anos mais jovem[...]". Verbo causativo: fazer. Verbo dependente: parecer (infinitivo). Sujeito acusativo: as tripulações; núcleo do suj.: tripulações.

Vamos agora para a concordância verbal:

Se o sujeito acusativo for (1) um substantivo, o infinitivo (a) concordará com ele, ou (b) ficará na 3º pessoa do singular. Se for (2) um pronome oblíquo átono, o infinitivo ficará OBRIGATORIAMENTE na 3º pessoa do singular. Ex.: O diretor mandou os alunos entrarem/ entrar na sala. O diretor mandou-os entrar na sala.

Em resumo: Constatado o sujeito acusativo, deve-se analisar dois fatores: Sendo ele um substantivo, a concordância é OPCIONAL; sendo um pronome oblíquo átono, a concordância é na 3º pessoa do singular, OBRIGATORIAMENTE.

No caso da questão, o sujeito acusativo é substantivo plural, logo é opcional sua concordância;



23- Certo

Dois ou mais adjetivos com um substantivo: há três possibilidades.

1 - Estudamos as civilizações grega e romana  (caso do texto)

2 - Estudamos a civilização grega e a romana.

3 - Estudamos a civilização grega e (a) romana. (caso proposto)



24- Certo

Pode-se justificar o verbo ser no singular pelos dois motivos.

1. Sujeito oracional (Aceitar sem discriminação a diversidade) = verbo da oração principal na terceira pessoa do singular.



2. O verbo "ser" tanto pode concordar com o sujeito como com o predicativo. No caso em questão, o predicativo "primero indicador" está no singular, logo, o uso do verbo ser no singular tambem pode ser justificado por este motivo.





25- Errado

Neste caso, o sujeito dos verbos no infinitivo “misturar”, “provocar” e “incitar” é o mesmo sujeito da oração anterior  (os vândalos), de modo que a flexão destes verbos é facultativa. Entretanto, o paralelismo sintático precisa ser respeitado.  Ou se usa os três verbos no infinitivo ou se usa os três flexionados.







26- Certo


1. Erro de regência: Na locução “em que pese”, a flexão “pese” permanece invariável quando se tratar de pessoa (em que pese aos governistas, votaremos contra) ou concorda com o sujeito quando se tratar de coisa (em que pesem as suas contradições, a melhor tese ainda é a dele).



2. Erro de concordância: No sentido de CONVENCIDO, o adjetivo PERSUADIDO rege a preposição “de”: "seguem persuadidos do conto dos mercados eficientes”.



27-  E)

O correto é “interpuser”.



28- Certo
No período, o adjetivo "intatas" exerce função de predicativo do objeto e está anteposto a mais de um susbstantivo. A concordância poderá ser lógico formal (gramatical), aquela em que o adjetivo concorda com todos os substantivos, ou atrativa, aquela em que o adjetivo concorda com o susbstantivo mais próximo.





29- Errado
O verbo deve estar concordando com o sujeito da oração em número e pessoa.



30- A)

b) Os primórdios dos serviços postais no Brasil Colônia reportam ao correio de Portugal e à sua atuação nesse novo território. Durante os primeiros tempos da colonização, os portugueses não dispunham de um sistema postal bem organizado, tendo, às vezes, que recorrer ao de nações vizinhas.
c) Nem a criação do Correio-Mor das Cartas do Mar, em 1673, resolveu o problema de ligação postal entre a nova terra com a metrópole. Assim, a dificuldade na comunicação entre Portugal e o então Brasil Colônia fez com que fossem instituído, definitiva e oficialmente, em 1798, os Correios Marítimos. Anos depois, surgiu a necessidade de se promover a expansão desses serviços para o interior da Colônia.
d) O progresso comercial advindo da chegada da família realAO novo mundo abriu caminhos a fim de que que o serviço postal se desenvolvesse. Esse fato permitiu a elaboração do primeiro Regulamento Postal do Brasil, o funcionamento regular dos Correios Marítimos e a emissão de novos decretos que criasse os Correios Interiores.
e) Com o retorno de D. João VI, a Portugal, houve (= existir) períodos bastantes conturbados, que culminaram com a independência do Brasil em 1822, quando os Correios desempenharam o importante papel de trazer informações do Velho Mundo e aglutinar aqui as forças em prol do rompimento com Portugal.




31) CESPE - 2010 - TRE-MT
“As forças vivas presentes na rede social deixam assim de ser reservas passivas à mercê de um monstro insaciável, para se tornarem positividade imanente e expansiva que os poderes se esforçam em regular, modular ou controlar.”

A coerência e a correção gramatical do texto serão preservadas caso se proceda à substituição de “tornarem” por tornar.



 Certo   Errado




32) CESPE - 2005 - TRE-MT

1                 A Semana de 22 marcou o  início da afirmação  cultural
       brasileira. Nos anos 30 há um intenso  processo  de construção
       do imaginário  nacional,  mesmo  com um certo  viés autoritário.
4                 A importância  histórica dessa construção fica  clara  no
       pós-guerra até o período JK, quando a exaltação  do  país passa
       a ser feita por todos, de músicos a esportistas.
7                 O subdesenvolvimento é como a miséria. Mais   do   que
       a  falta  de   recursos,  é   um  estado  de   espírito,  uma   baixa
       auto-estima que impede pessoas e nações de terem vontade da
10   superação.
                 A parcela internacional-provinciana do  país  é  restrita,
       sem expressão política e econômica e  sobreviverá  por  mais
13    algum tempo, enquanto tiver serventia para os efetivamente
       poderosos.
                 No mais, os jornalistas somos basicamente  brasileiros,
16    assim    como   o    Poder  Judiciário,   juízes   e   advogados,
        engenheiros e médicos, a  classe  política,  as  pequenas   e
       médias empresas, a universidade pública, parte relevante  da
19    intelectualidade, os músicos, a classe artística e, obviamente,
       o povão.
                 Por tudo isso, dá para ter esperança de  que  a  grande
22    noite de provincianismo, de descompromisso com o país, em
        breve não será mais do que um  desses  rascunhos  que,  no
        máximo, ajudarão a reescrever a  história  pitoresca  do  país.

Haverá erro gramatical no texto, caso se substitua

a) “um intenso processo” (L.2) por intensos processos.
b) “terem” (L.9) por ter.
c) “sem expressão” (lL12) por não têm expressão.
d) “os jornalistas somos” (L.15) por nós, os jornalistas, somos.
e) “ajudarão a reescrever” (L.24) por ajudará a reescrever.






33) CESPE - 2008 - TRT
Julgue os fragmentos de texto apresentados nos itens abaixo quanto à concordância verbal.

I De acordo com o respectivo estatuto, a proteção à criança e ao adolescente não constituem obrigação exclusiva da família.

II Na redação da peça exordial, deve haver indicações precisas quanto à identificação das partes bem como do representante daquele que figurará no pólo ativo da eventual ação.

III A legislação ambiental prevê que o uso de água para o consumo humano e para a irrigação de culturas de subsistência são prioritários em situações de escassez.

IV A administração não pode dispensar a realização do EIA, mesmo que o empreendedor se comprometa expressamente a recuperar os danos ambientais que, por ventura, venham a causar.

V A ausência dos elementos e requisitos a que se referem o CPC pode ser suprida de ofício pelo juiz, em qualquer tempo e grau de jurisdição, enquanto não for proferida a sentença de mérito.

A quantidade de itens certos é igual a:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5





34) CESPE - 2007 - TCU
“Desde então, vêm se impondo, entre especialistas ou não, a compreensão sistêmica do ecossistema hipercomplexo em que vivemos e a necessidade de uma mudança nos comportamentos predatórios e irresponsáveis.”

A retirada do acento circunflexo na forma verbal "vêm" provoca incorreção gramatical no texto porque o sujeito a que essa forma verbal se refere tem dois núcleos: "compreensão"  e "necessidade".



 Certo   Errado




35) CESPE - 2010 - Instituto Rio Branco
“Cada indivíduo tem o direito a acessar, livre e imediatamente, uma rica diversidade de expressões culturais.”

A forma adjetiva “livre” está empregada no singular para concordar com o elemento a que se liga: “cada indivíduo”.


 Certo   Errado





36) CESPE - 2011 - STM
Os fragmentos contidos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são trechos sucessivos e adaptados do livro Visão do Paraíso, de Sérgio Buarque de Holanda (São Paulo: Brasiliense, 2000, p. 315-25). Julgue-os quanto à correção gramatical.

“Só mesmo o apelo ao sobrenatural pode justificar o dom com que parecem dotados aqui os ares e os astros de extirparem um mal tão danado.”



 Certo   Errado





37) CESPE - 2010 - PGM-RR
“A vida de um indivíduo pode ser vista como uma sequência de coisas que ele faz e ‘que’ constituem uma sucessão de funcionamentos.”

A flexão de plural em "constituem" mostra que o pronome ‘que’ concorda em número com "coisas"; mas seria igualmente correto e coerente usar-se aí a flexão de singular, constitui, caso em que o pronome concordaria com "sequência".



 Certo   Errado





38) CESPE - 2008 - PM-CE
“Estatísticas recentes sobre o sistema carcerário do Rio de Janeiro apontam para a existência de 6254 fugitivos, a maioria dos quais, 3759, aproveitou o benefício do regime de prisão semi-aberta e escapou.”

Seria mantida a correção gramatical do texto caso a forma verbal "aproveitou" estivesse flexionada no plural, em concordância com o número 3.759.


 Certo   Errado





39) CESPE - 2009 - DPF
“Para mim, não se trata de um regime com características físicas.”

A flexão de singular em "não se trata" deve-se ao emprego do singular em "um regime".



 Certo   Errado





40) CESPE - 2007 - TCU
“A Internet tende a se tornar a ferramenta de maior integração nacional ao aproximar moradores urbanos e rurais, que falam dialetos variados, mas que têm apenas um tipo de escrita.”

A palavra “têm” é acentuada porque está no plural para concordar com “moradores”.


 Certo   Errado




31- Certo
Quando o sujeito do infinitivo é o mesmo do verbo da oração anterior, é facultativo a flexão do infinitivo.

32- C)
O verbo “ter” concorda com “parcela”, logo deve ficar no singular: “não tem expressão”.

33- A)
I De acordo com o respectivo estatuto, a proteção à criança e ao adolescente não constituem (CONSTITUI) obrigação exclusiva da família.

III A legislação ambiental prevê que o uso de água para o consumo humano e para a irrigação de culturas de subsistência são prioritários (É PRIRORITÁRIO) em situações de escassez.

IV A administração não pode dispensar a realização do EIA, mesmo que o empreendedor se comprometa expressamente a recuperar os danos ambientais que, por ventura, venham(VENHA) a causar.

V A ausência dos elementos e requisitos a que se referem (REFERE) o CPC pode ser suprida de ofício pelo juiz, em qualquer tempo e grau de jurisdição, enquanto não for proferida a sentença de mérito.

34) Errado
A questão está correta quando diz que a forma verbal "vêm"  concorda coms os núcleos "compreensão"  e "necessidade", no entanto, por fazerem um sujeito composto que está posposto ao verbo, o verbo: pode fazer concordância gramatical (com os dois núcleos), caso apresentado no texto, ou pode realizar concordância atrativa (com o núcleo mais próximo), com o verbo no singular ("vem").

35- Errado
No caso, o termo "livre" funciona como advérbio, e não como adjetivo, por isso permanece invariável. Quando se coordenam vários advérbios terminados em "mente", pode-se usar esse sufixo apenas no último advérbio: "livre e imediatamente"

36- Errado
Existem dois erros na frase apresentada:
(I) Encontramos aqui um erro de regência nominal. "Quem parece dotado, parece dotado DE alguma coisa". Nota-se claramente um erro na frase ao lançar mão da preposição "com", ao invés da preposição "de", regida pela expressão "aparecem dotados".

(II) O segundo erro presente na frase trata-se de um erro de concordância verbal. "Extirpar" está concordordando com "um dom", portanto a forma correta é de fato a forma singular, e não a plural ("extirparem") como presente no segmento.


37- Certo
O pronome ‘que’ está assumindo função de pronome relativo já que pode ser subsituido por "o qual" e faz referência a "uma sequência de coisas" podendo concordar tanto com o núcleo quanto o seu complemento.



38- Errado

Flexionar o verbo no plural estaria correto, pois ele pode estar no singular ou plural, uma vez que concorda com o termo "a maioria dos quais". A questão está errada porque diz que o verbo concorda com 3759.



39- Errado

O verbo tratar está empregado de forma transitiva indireta, ou seja, com complemento preposicionado (DE). Nesse caso, VTI + partícula SE formam sujeito indeterminado. E o verbo, nessa circunstância, segundo as regras de concordância verbal, sempre ficará na terceira pessoa do singular.


40- Certo

Nenhum comentário: