Vamos discutir hoje a respeito de uma questão que não aparece propriamente nos textos escritos, mas na pronúncia de algumas palavras.
Os vícios de linguagem, ao contrário das figuras de linguagem, empobrecem o texto, falado ou escrito, de modo que devem ser evitados, principalmente nas situações em que se deve empregar a norma culta. É bem verdade que a função principal da linguagem é estabelecer a comunicação, mas também devemos nos preocupar com a adequação da variante linguística à situação de comunicação.
Dentre os vícios mais frequentemente praticados estão os barbarismos (desobediência à norma culta) de pronúncia. Esses casos são estudados na ORTOÉPIA (ou ORTOEPIA), que é a parte de gramática que trata da pronúncia normal e correta das palavras.
Os problemas de pronúncia podem ser:
Exemplo:
Eu solicitei ao cliente sua rubrica em todas as páginas do contrato. (ruBRIca – é paroxítona)
As entradas gratuítas (graTUItas – é paroxítona) serão distribuídas antes do espetáculo.
O nadador bateu seu próprio récorde ( reCORde – é paroxítona)
Exemplo:
Estou com poblemas a resolver. (PROblemas)
O própio aluno fez as tarefas.(próPRIO)
Esses casos acima são estudados na ORTOÉPIA (ou ORTOEPIA), que é a parte de gramática que trata da pronúncia normal e correta das palavras.
Existe também o caso dos plurais metafônicos, que dão certo trabalho aos falantes, já que não há acentuação para ‘avisar’ que a pronúncia será diferente da palavra no singular. Ah, mas faltou dizer o que exatamente são os plurais metafônicos… Bem quando algumas palavras são pluralizadas, troca-se a vogal tônica fechada (ô) pela tônica aberta (ó). E essa troca de timbre é conhecida como Metafonia.
Vejamos alguns casos (que é bom memorizar, para não dar vexame ao falar, já que na escrita não há, como já foi mencionado, nenhuma marca da diferença de pronúncia):
Singular (timbre fechado – ô) – Plural (timbre aberto – ó)
Caroço / caroços
choco / chocos despojo / despojos destroço / destroços esforço / esforços fogo / fogos fosso / fossos grosso / grossos imposto / impostos jogo / jogos morto / mortos novo / novos olho / olhos osso / ossos ovo / ovos poço / poços porco / porcos posto / postos povo / povos reforço / reforços socorro / socorros tijolo / tijolos torto / tortos |
NO INICIO DO BLOG
17 de abril de 2016
Vícios de linguagem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário