NO INICIO DO BLOG

8 de julho de 2016

VAMOS TREINAR O TEXTO - SERVE PARA VOCÊ EDSON HENRIQUE - ESSA


Estamos apenas no segundo final de semana deste mês de julho, portanto ainda há tempo para aproveitar as férias e acelerar sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016), que acontecerá daqui a quatro meses.
Para lhe dar uma forcinha nesse momento, trazemos hoje uma “tarefa de casa” para você não perder o contato com seus estudos no fim de semana. A atividade que propomos hoje é direcionada para a prova de Redação.
Como já de ter ouvido, a melhor forma de aperfeiçoar seus textos é escrevendo regularmente. Portanto, segue a sua lição de casa, divida em duas partes:
  • Parte 1: Faça uma dissertação-argumentativa – modelo textual cobrado no Enem – com no mínimo 25 e no máximo 30 linhas. Seu texto deve conter a estrutura do referido tipo textual, com introdução,desenvolvimento e conclusão. Lembre-se que esta última deve trazer uma proposta de intervenção social viável e que respeite os Direitos Humanos.
Quanto ao tema, utilize, de preferência, um atual, que tenha possibilidade de cair no exame. Você pode aproveitar, por exemplo, aquele apresentado  ontem: Atividade Física no Brasil. Se preferir, pode escolher um dos 20 Possíveis Temas da Redação do Enem 2016 .
Mas não pense que a atividade parou por aí. Segue a continuação abaixo.
  • Parte 2: peça para seu professor de redação fazer a correção. Caso não frequente uma escola ou cursinho, não tem problema. Peça para um parente ou amigo, mesmo que sem especialidade com redação, ler seu texto e levantar possíveis questionamentos. Discuta o tema com a pessoa, anote tudo o que for levantado, releia o texto, reflita e reescreva o que julgar necessário.
Pode ter certeza que, cumprindo as duas partes da tarefa proposta nesta matéria, estará realizando um ótimo exercício para sua preparação para a redação do Enem 2016. Lembre-se que fazer isso uma única vez não é o ideal. Quanto mais praticar, melhor. Procure repeti-la durante as próximas semanas e nas férias e observe a evolução de sua escrita.

Nenhum comentário: