A redação sempre foi um dos maiores vilões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), especialmente por trazer tantas dúvidas em relação ao seu tema, que só e revelado na hora da prova . Mas, além deste, outro fator relacionado a prova textual atrapalha e pode até acabar com o sonho dos candidatos de ingressar numa grande universidade: o TEMPO!
Como os participantes terão 5h30min para realizar o primeiro domingo de provas do Enem 2017, em 5 de novembro, o ideal é separar aproximadamente 1 hora para escrita da dissertação-argumentativa, entre a elaboração do rascunho e a passagem a limpo para a Folha de Redação que deverá ser entregue ao fiscal de sala.
É importante esclarecer que, descontado este período de tempo indicado para a avaliação escrita, restarão 4h30min para resolver a todas as questões objetivas, portanto uma média de cerca de 3 min por exercício.
Além disso, os candidatos devem considerar ainda que neste ano a divisão mudou em relação as provas anteriores, de forma que as 90 questões que acompanham a redação serão das áreas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos (até 2016 a configuração era Matemática + Linguagens + Redação). Os itens referentes a estas provas trazem enunciados grandes e leituras pesadas, o que torna ainda maior o desafio de fazer uma boa redação em apenas 60 minutos.
Para dar conta desta missão e ainda conquistar uma ótima nota na redação, não há outra alternativa para os candidatos a não ser praticar muito e de forma sistemática. Nossa orientação é escrever redações sobre variados temas e com a frequência de pelo menos um texto por semana, sempre marcando o tempo total de realização do texto (considerando-se apontamentos, resumo e escrita final).
Ao longo de sua preparação, os estudantes devem registrar o tempo de escrita e verificar se estão atingindo a média de 1 hora por texto. Além disso, podem também analisar se a qualidade das redações (desempenho ou nota) não está caindo conforme o tempo de execução é reduzido.
|
NO INICIO DO BLOG
14 de junho de 2017
ENEM E A REDAÇÃO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário