NO INICIO DO BLOG

26 de junho de 2017

FORMATO DA PROVA ENEM - 2017




Não é apenas com os estudos que os vestibulandos precisam se preocupar. Existem diversas outras dificuldades que surgirão durante a preparação que, caso não sejam devidamente trabalhadas, poderão comprometer o desempenho. Pressão de parentes, ansiedade e desânimo são apenas alguns exemplos.
E foi justamente pensando nesses “desafios paralelos aos estudos” que nós, do Portal infoEnem, decidimos elaborar uma série com três artigos com foco num deles: As estratégias para o Enem 2017.
Antes de começar, vale destacar que, ao contrário do que muitos pensam, para conseguir um bom resultado no exame, é necessário uma estratégia. Afinal, a prova tem características bastante peculiares, como a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e o pouquíssimo tempo de resolução por questão. Assim sendo, faz-se necessário entender essas características e desenvolver uma maneira para que, na hora do prova, você consiga, de fato, aplicar e demonstrar tudo que estudou.
Como dito anteriormente, nossa série será composta de três artigos, que são:
  1. Conheça o Modelo de prova do Enem 2017
  2. Como funciona a Teoria de Resposta ao Item (TRI)
  3. Estratégia de Controle do Tempo para o Enem 2017
Então vamos ao nosso primeiro artigo da série!

Conheça o Formato do Enem 2017

Como você deve saber, o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinoais, autarquia responsável pela elaboração do Enem, fez algumas mudanças para a edição do exame deste ano, que são:
  • Datas das provas – 5 (domingo) e 12 (domingo) de novembro
  • Gabarito – 3 dias úteis após a aplicação de cada prova
  • Resultado Enem 2017 – 19 de janeiro de 2018
  • Não pode mais ser utilizado para certificação do ensino médio.
Entretanto, quando olhamos o formato da prova propriamente dito, não houve grandes mudanças. Apenas a ordem de realização das áreas do conhecimento que foi alterada.
No dia 05 de novembro, os estudantes realizarão as provas de Linguagens Códigos e suas tecnologias (45 questões) e Ciências Humanas e suas tecnologias (45 questões), além da produção textual (redação). Neste primeiro dia, o tempo será de 5h30min.
Já no dia 12 de novembro, serão aplicadas as provas de Matemática e suas tecnologias (45 itens) e Ciências da Natureza e suas tecnologias (45). Neste segundo e último dia, o tempo de realização será de 4h30min.


Nenhum comentário: