NO INICIO DO BLOG

1 de julho de 2017

CESGRANRIO E VUNESP SERÃO RESPONSÁVEIS PELA APLICAÇÃO E CORREÇÃO DAS PROVAS DO ENEM


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) confirmou, no início desta semana, que trocou o consórcio que será responsável pela aplicação e correção das provas do Enem 2017. Nesta edição o serviço será prestado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Cesgranrio e Vunesp – Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Todas as três instituições são especializadas na aplicação de grandes vestibulares: a FGV aplica o processo seletivo de sua própria faculdade; como o próprio nome diz, a Vunesp realiza o vestibular da Unesp, além de outras avaliações importantes do Inep; a Cesgranrio, por sua vez, organiza a seleção da própria fundação e de uma série de outras universidades, como Gama Filho, PUC RJ etc.
Vale lembrar que o Inep já havia alertado, em abril deste ano, que iria rescindir o contrato com a empresa que executava o Enem até a edição de 2016, o Cebraspe – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos – vinculado a Universidade de Brasília (UnB).
Com relação ao contrato em si, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, afirmou que o custo do serviço do consórcio formado pelas três instituições ainda não está definido. A expectativa, no entanto, é que fique acima da casa de 619 milhões de reais.
A única definição que se tem até o momento é que FGV e Cesgranrio serão encarregadas da aplicação das provas objetivas, que envolvem as 180 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas (primeiro domingo), bem como Matemática e Ciências da Natureza (segundo dia). Já a redação, que demanda enorme responsabilidade e a contratação de inúmeros especialistas para realizar a correção das dissertações, ficará a cargo da Vunesp.
As provas do Enem 2017 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro para 6,7 milhões de candidatos em todo o Brasil, conforme balanço definitivo das inscrições divulgado recentemente pelo Inep.
Postar um comentário