Os verbos chamados regulares não apresentam grandes dificuldades na hora da conjugação, mas os chamados irregulares podem apresentar irregularidades (desculpem a redundância) de diferentes tipos, o que permite que os agrupemos pelas similaridades nessas alterações de padrão.
Um verbo é considerado irregular quando apresenta mais do que um radical ou quando não recebe a desinência ‘padrão’ de uma determinada pessoa.
Relembrando: radical é o elemento formador da palavra que carrega seu significado. No caso dos verbos, ao radical será acrescentada a vogal temática (que indicará se ele pertence à 1ª, à 2ª ou à 3ª conjugação), uma desinência modo-temporal (que caracteriza em que tempo – presente, pretérito, futuro – de qual modo – indicativo, subjuntivo, imperativo – ele está conjugado) e, por fim, uma desinência número-pessoal (que indicará se está conjugado na 1ª, 2ª ou 3ª pessoa, do singular ou do plural)
A irregularidade pode ocorrer tanto no radical quanto na flexão dos verbos.
A primeira conjugação (= verbos terminados em –ar) é a que apresenta maior número de verbos, entretanto apresenta o menor número de casos de verbos irregulares.
Os verbos terminados em –ear pertencem à primeira conjugação e são um exemplo de um grupo com um padrão específico de irregularidade: todos recebem a vogal i depois do e nas formas rizotônicas (os que apresentam a sílaba tônica no radical).
Para entendermos melhor: a semivogal “i” forma com o “e” do radical um ditongo, o núcleo da sílaba tônica, nas três pessoas do singular e na terceira do plural do presente do indicativo e do subjuntivo e na segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo (aquelas provenientes do presente do indicativo, sem o -s; lembrando que o imperativo negativo é idêntico ao presente do subjuntivo). Confira o exemplo do verbo CEAR:
Essa mesma alteração, esse acréscimo da vogal ‘i’, vai ocorrer nos demais verbos que apresentam a mesma terminação. Veja outros exemplos de verbos terminados em –ear: cercear, enfrear, desenfrear, falsear, frear, golear, ladear, marear, nomear, nortear, passear, refrear, sapatear.
É necessário também tomar cuidado com os casos de parônimos (palavras de grafia parecida, porém significado diferente). Observe a lista abaixo:
|
NO INICIO DO BLOG
24 de julho de 2017
VERBOS, AHHHHHHHHHHH
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário