NO INICIO DO BLOG

5 de abril de 2010

Amizade: o melhor caminho

Segundo o filósofo Nieszche, os inimigos têm grande importância na vida do homem à medida que um indivíduo só se desenvolve a partir do embate com quem tem opiniões e condutas diferentes das suas. No entanto, é sabido também que o companheirismo, a cumplicidade e o apoio de um amigo são fundamentais para garantir a felicidade e o crescimento de cada um.
Isso porque no mundo, historicamente, tem prevalecido a solitária noção de competição entre as pessoas. Já na pré-história competia-se por comida e por espaço e, hoje, irmãos brigam pela atenção dos pais, alunos competem pela melhor vaga na universidade e profissionais lutam entre si por um emprego. Dessa forma, torna-se imprescindível que se tenha alguém de confiança para dar conforto e com quem se possa contar. Afinal, um amigo para dividir alegrias, compartilhar aflições e trocar conselhos, competências faz o homem sentir-se menos sozinho e lhe dá força em sua caminhada, num contexto social em que as disputas entre os indivíduos ficam mais acirradas.
É claro que, como bem afirmou o pensador do século XVI, Montaigne, não é nada fácil conquistar uma relação de"intimidade sem reservas". Todavia, desde que se encontre a amizade verdadeira, pode-se descobrir um sentimento, às vezes, superior até ao mais sublime amor de um homem por uma mulher. Justamente como foi ilustrado em uma passagem do romance Iracema de José de Alencar, em que Martim abandona sua amada índia Tabajara por longo tempo para lutar ao lado do seu amigo, guerreiro da tribo dos Potiguaras, a quem devia a lealdade e a cumplicidade de um irmão.
A amizade é, pois, essencial na construção da personalidade e a felicidade de qualquer pessoa. Se um inimigo pode lhe desafiar a melhorar através do confronto de ideias divergentes, um amigo de verdade preenche o vazio das relações interpessoais competitivas e dá a sustentação de um pilar de aço e o conforto de uma pluma na subida do homem ao ápice da pirâmide de sua vida.
A amizade foi tema de redação da FUVEST. Postei-a para que observassem a relação título, desevolvimentos e conclusão. O candidato retoma sempre ao tema. Observem as citações, mostrando-nos o grau de informações que possui. Na conclusão, manteve as ideias, e não as palavras que foram utilizadas no decorrer do texto. Uma redação nota dez, um exemplo a ser relido, pois serve de parâmetro a outros textos.

Nenhum comentário: