NO INICIO DO BLOG

2 de abril de 2010

Relação título - introdução - conclusão

Tema - corrupção na política (solução)
Limpando os caminhos do futuro
"Nas favelas, no senado/Sujeira para todo lado/Ninguém respeita a constituição/Mas todos acreditam no futuro da nação." A denúncia feita por Renato Russo no fragmento apenas confirma o sério problema, frequentemente sofrido pelo Brasil; a corrupção. Problema esse que precisa ser erradicado tanto pela nação popular quanto pelo judiciário.
A corrupção possui raízes antigas, pois é um mal herdado desde o instante em que os portugueses semearam o sentimento egoísta de exploração. Hoje temos parte da população sem consciência de nação e respeito pelo bem comum, uma maioria que participa das "maracutaias" mais variadas que vão desde a compra de uma carteira de habilitação ao desvio de verbas públicas. Porém, mesmo que isso ocorra, há pessoas que ainda respeitam a Constituição e acreditam no futuro da nação. Um caso foi o sucesso do protesto estudantil da UNB ao conseguir a renúncia do corrupto reitor da universidade. Dessa forma, vemos a força que o manifesto popular tem e o quanto ele pode ser eficiente às pessoas interessadas na ação contra o progresso de desvio de verbas.
Há, ainda, um fator que impulsiona a corrupção: a impunidade. Uma pesquisa feita pela revista Época comprova falhas na justiça brasileira. Ela mostra que a cada 100 delitos apenas 7 foram para a cadeia, é um número tão pequeno que dificilmente o corrupto crê na punição de seus crimes. Por isso, há forte necessidade de uma justiça ágil e eficiente para inibir o avanço dos infratores.
Percebemos que resta à população usar o manifesto para agir contra a corrupção. É imprescindível, ainda, a aceleração da justiça na detenção dos criminosos. Dessa maneira, certamente vamos limpando as sujeiras espalhadas pelo país, além de poder crer em um futuro melhor para o país.
Postei esse texto para que observassem a relação título,introdução e a conclusão, pois inicia com uma afirmativa retoma-a e conclui com ela.

Nenhum comentário: