NO INICIO DO BLOG

30 de abril de 2010

Redação - aluno mostra que sabe

Estou postando uma redação de uma aluna do Ruyzão - Ijuí - RS
Título - Imposição da Mediocridade
A imprensa não é imparcial, uma vez que pertence,"por detrás dos panos" a empresas e pessoas públicas que quase sempre amenizam partes dos fatos que possam ir contra suas convicções ou privilégios. Ainda que não percebamos isso, todo o tempo, muitas das nossas ideias e atitudes são fruto de um delicado processo de manipulação.
Para que tenhamos uma visão realista do que acontece a nossa volta, precisamos de um meio de comunicação que haja com seriedade e, principalmente, imparcialidade. A formação dos nossos conceitos só será possível quando não existirem as meias verdades, visto que, de forma diferente, deixa-se uma lacuna em que pode se encaixar "a imprensa marrom."
Quando nos tornamos passivos diante de publicações sensacionalistas, músicas em que a letra agride a moral, o respeito é por que realmente nos rendemos a manipulação sutil e diária a que somos expostos. Segundo Mark Twain:"Se o homem tivesse criado o homem, teria vergonha de sua obra", resume o sentimento em relação à manipulação medíocre a que a sociedade está sendo submetida.
Talvez o que nos reste seja aceitar que estamos fragilizados frente ao fétido cenário em que se encontra mergulhada a imprensa mundial. Entretanto, podemos começar com pequenas ações, como: selecionando material, isolando as tentativas de manipulação, de ofensa à cultura e aos princípios culturais.

Nenhum comentário: