NO INICIO DO BLOG

18 de abril de 2010

Revisando para concursos e vestibulares

MODO IMPERATIVO E A UNIFORMIDADE DE TRATAMENTO

Embora a palavra imperativo esteja ligada a ideia de "comando", nem sempre usamos esse modo verbal para dar uma ordem. Quase sempre, nossa intenção, ao utilizar o Imperativo, é estimular ou exortar alguém a cumprir a ação indicada pelo verbo. Mas também usamos o Imperativo para proibir, rogar e convidar.
Os dois imperativos existentes em português, afirmativo e negativo, são utilizados somente em orações absolutas, em orações principais, ou em orações coordenadas, podendo exprimir:
a) ordem ou comando
Cavem, cavem depressa!
b) exortação, conselho
Não olhes para trás quando tomares
o caminho sonâmbulo que cresce
caminha e esquece.
c) convite e solicitação
Vinde ver! Vinde ouvir, homens de terra estranha
d) súplica
Não me deixe só, meu filho!
e) sugestão de uma hipótese
Suprima a vírgula e o sentido ficará mais claro.
f) ordem
Saiam da chuva, meninos!
Observação
Devemos levar em conta que as ideias expressas pelo imperativo dependem não só do significado do verbo, mas também do contexto em que a frase é falada ou lida e, também, da entonação que se dá às palavras. A depender do tom da voz, o que, aparentemente, é um comando, pode se transformar em súplica.
Uniformidade de tratamento
Na língua portuguesa falada no Brasil, ou seja, na linguagem coloquial brasileira, o pronome você praticamente derrotou o tu. Muitas vezes, no entanto, as duas formas formas se misturam na frase, causando erro, o que se torna cada vez mais comum quando utilizamos o imperativo.
Vejamos por exemplo. essa frase
Faze para ti e seus filhos uma casa na parte mais alta da colina.
O pronome ti, forma que o pronome tu assume em alguns casos, corresponde, corretamente, ao verbo fazer, usado na segunda pessoa do imperativo afirmativo, faz, faze tu. O mesmo não ocorre, entretanto, com o pronome seus que corresponde à terceira pessoa.
Dessa forma, para que haja uniformidade de tratamento, devemos colocar toda a frase ou na segunda pessoa ou na terceira. Assim - Faze par ti e teus filhos uma casa na parte mais alta da colina.
Faça para você e seus filhos uma casa na parte mais alta da colina.
Não esqueça:
em vestibulares, provas e concursos, exige-se sempre o conhecimento da norma culta formal da língua.

Nenhum comentário: